Geral
Dourados não terá prejuízo com não ativação de radares, informa prefeitura
Equipamentos instalados são de empresa terceirizada que foi contratada pelo Detran
Segunda-feira, 31 Julho de 2023 - 18:54 | Redação

A Prefeitura de Dourados (MS) optou pela não ativação dos radares e lombadas eletrônicos instalados em diversas ruas da cidade pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A decisão comunicada pelo prefeito Alan Guedes nesta segunda-feira (31), porém, não traz prejuízo financeiro aos cofres do município. As despesas referentes à instalação dos equipamentos são de responsabilidade do órgão estadual junto à empresa contratada para o serviço.
Nos últimos meses, foram instalados 41 equipamentos e a previsão de funcionamento, depois de um mês de período educativo, era o último dia 25 de julho. Porém, um dia antes, o Detran comunicou à Prefeitura que esse prazo não seria cumprido por atraso na ativação do sistema. Assim, o convênio entre o Detran e a Prefeitura de Dourados não chegou a ser assinado e concretizado.
De acordo com Mariana de Souza Neto, diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), cabe ao Detran agora a destinação dos equipamentos. “Os sensores foram instalados pelo Detran, através de uma empresa contratada por eles. Com a decisão do prefeito Alan Guedes em suspender a ativação, vamos discutir com o órgão se os equipamentos seguem nos locais até uma segunda ordem ou serão retirados”, explica.
Sem a ativação dos radares, a Agetran deve intensificar ações educativas com intuito de diminuir acidentes e melhorar a relação entre motoristas e pedestres no trânsito de Dourados. Serão instalados redutores físicos padronizados de acordo com a legislação, equipamentos já adquiridos e intensificar o posicionamento estratégico das equipes de segurança viária, com intervenções nos cruzamentos onde há o maior índice de sinistros de trânsito.
“Vamos aumentar a fiscalização em parceria com a Guarda Municipal, inclusive com a utilização dos conhecidos bafômetros. A maioria dos acidentes acontece por desatenção ou irresponsabilidade do condutor e trabalharemos ainda mais para reduzir esse triste índice”, completa Mariana.
Últimas Notícias
- Dourados - 17:32 UFGD abre 491 vagas para transferência e nova graduação em 34 cursos
- Saúde - 17:08 Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades
- Corumbá - 16:55 Produtos artesanais do Pantanal são destaque em nova associação de Corumbá
- inclusão social - 16:31 MS avança na garantia de cidadania a pessoas privadas de liberdade
- Programa VIGIÁGUA - 16:05 MS realiza monitoramento da qualidade da água para consumo
- Imposto de renda - 15:50 IR 2025: saiba como incluir dependentes e deduzir despesas
- Economia - 15:21 Balança comercial se recupera e tem superávit de US$ 8,15 bi em Março
- Educação - 14:40 Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade
- Economia - 14:12 Sem vetos, Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial
- Saúde - 13:50 Governo estima vacinar 30 milhões de estudantes