• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Dourados amplia testagem de Covid para todas as unidades de saúde

As 35 unidades, incluindo nos distritos, realizam os testes que identificam a doença

Sábado, 30 Julho de 2022 - 11:11 | Redação


Dourados amplia testagem de Covid para todas as unidades de saúde
(Foto: Agência Brasil/Arquivo)

A Prefeitura de Dourados oferece testes de covid-19 em todas as 35 UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município. A descentralização busca facilitar o acesso da população aos testes, que são realizados na unidade referência do bairro. Os testes foram oferecidos no PAM (Pronto Atendimento Médico) até esta sexta-feira (29). O local passará por reformulação, com foco na ampliação da vacinação.

De acordo com a Sems (Secretaria Municipal de Saúde), cada unidade será responsável por definir a melhor forma de testagem. “Dessa forma a população pode procurar perto de sua residência pela testagem”, destaca a diretora de Vigilância em Saúde, Silvia Bosso.

As demandas relacionadas a covid têm sido inseridas ao atendimento da atenção básica. A partir de segunda-feira (1º) os testes serão realizados exclusivamente na UBS’s. Já o PAM começa a ser reformulado e passará a realizar campanhas de vacinação, com foco na ampliação do esquema vacinal.

Bosso destaca que cerca de 30% dos testes de síndromes gripais realizados hoje testam positivo para Covid-19, em Dourados. “Esse percentual se mantém estável há diversas semanas e o caminho para reduzir os casos é a vacinação. Nós iremos reestruturar o serviço realizado no PAM para ampliarmos o acesso à vacina em nossa cidade”, reforça.

O gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques, conta que logo novas estratégias para facilitar o acesso à vacina serão estabelecidas. “Nossa intenção é alcançar aquelas pessoas que trabalham e não conseguem buscar a vacinação no horário de atendimento das Unidades de Saúde. Esperamos que com isso, os números de imunizados seja ampliado e Dourados volte a registrar uma queda nos casos positivos”, conclui.

SIGA-NOS NO Google News