• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Diálogos Pantanal + Sustentável ocorre em Novembro com programação presencial

Espaço foi criado para promover o diálogo voltado à sustentabilidade do Pantanal

Sexta-feira, 04 Novembro de 2022 - 11:39 | Isabela Duarte


Diálogos Pantanal + Sustentável ocorre em Novembro com programação presencial
Travessia da Serra do Amolar (Foto: Divulgação)

Em Rio Verde (MS), o Festival da Cultura Pantaneira irá receber três rodas de conversa do Diálogos Pantanal + Sustentável, no dia 16 de Novembro, das 9h às 18h, conduzido pela Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal com apoio da Wetlands International Brasil, da Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal e do Sebrae-MS.   

“Acredito que a Movimenta Pantanal, junto da Wetlands International Brasil, já conseguiu superar a parte de apenas mostrar as oportunidades locais e conseguiu já transformar isso em realidade, mostrando modelos que estão dando certo, e como é possível conciliar atividades econômicas com sustentabilidade dentro do bioma pantaneiro”, afirma Alan Striquer, presidente da Movimenta Pantanal.  

O espaço foi criado para promover o diálogo voltado à sustentabilidade dentro do Pantanal. A ideia  do evento é que as conversas sejam uma vitrine e intercâmbio entre as pessoas que, direta ou indiretamente, têm suas vidas atreladas ao bioma pantaneiro.  

Diálogos - O evento será feito presencialmente pela primeira vez desde o período da pandemia. A primeira rodada de diálogos será composta por uma bancada de mulheres empreendedoras. Uma delas é a diretora geral da Mupan, Áurea Garcia, que vai falar sobre “Mulheres Empreendedoras do Pantanal”.     

Às 15h, será a vez de conhecer um case de sucesso voltado ao turismo de experiência no Pantanal. “Travessia da Serra do Amolar” será apresentado pelo presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Ângelo Rabelo.  

Em seguida, será a vez de conhecer e dialogar sobre outros projetos que obtiveram sucesso pelo Pantanal brasileiro. Trabalhos que serão apresentados por Luiz Ricardo - RL Tour Experience/MS; Cristina Cuiabália - Sesc Pantanal/MT e Milton Mariani, da UFMS. 

Já ao final da tarde, às 16h30, será a vez de falar da pecuária sustentável no Pantanal, com foco voltado à carne pantaneira que, atualmente, busca o registro de Indicação Geográfica (IG). O trabalho será apresentado pelo presidente da ABPO (Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável), Eduardo Cruzetta.  

Os interessados em participar do Diálogos Pantanal + Sustentável podem se inscrever gratuitamente pelo site. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas pelo Instagram da Movimenta Pantanal.  

Programação - O evento “Diálogos Pantanal + Sustentável” ocorre no dia 16 de Novembro, das 9h às 18h, no Salão Paroquial, rua José Bonifácio, em frente à Praça da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora (Igreja Matriz), centro de Rio Verde (MS). Às 8h30 ocorre a Abertura oficial. 

Às 09h haverá o Talk Show “Mulheres Empreendedoras do Pantanal”, com a presença da Diretora Técnica Sebrae/MS, Maristela França; Zanir Furtado, Indústria no Pantanal/MS; Rita Jurgielewicz, Pousada Pantaneira Baia das Pedras/MS; Selma e Ana Mirian, Inspiraê/MS; Ida Beatriz, Sindicato Rural de Cáceres/MT; e Áurea Garcia, Mupan/MS (Mulheres em Ação no Pantanal)  

Após o almoço, às 15h, será a vez da roda de conversa “Turismo de Experiência no Pantanal - Case: Travessia Serra do Amolar”, com Ângelo Rabelo, do Instituto Homem Pantaneiro/MS; Luiz Ricardo, RL Tour Experience/MS; Cristina Cuiabália, Sesc Pantanal/MT; e Milton Mariani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Às 16h30, ocorre o tema “Pecuária Sustentável no Pantanal - Case: Carne com Indicação Geográfica”, com Eduardo Cruzetta, ABPO/MS; Loisa Mavignier, jornalista do dossiê histórico-cultural-ambiental da Pecuária do Pantanal; Sandra Santo, Embrapa Pantanal/MS; Guilherme Malafaia, Embrapa Gado de Corte/MS; e Geraldo Damasceno, da UFMS.

Movimenta Pantanal  - A Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal, é uma organização civil organizada, sem fins lucrativos, com objetivo de favorecer a formação de uma rede de cooperação regional, facilitando a prospecção de parceiros para melhorar a econômica local. 

A ONG, constituída por 12 municípios de MS, articula estratégias de desenvolvimento sustentável e qualificado para a região Pantaneira, com ações definidas em eixos estratégicos considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais, políticos, éticos, culturais e territoriais. 

SIGA-NOS NO Google News