• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Devoção por ensinar salva a educação em época de pandemia

Com as escolas fechadas em MS, professores se reinventam em longas jornadas de trabalho e alguns dão aulas de graça

Quinta-feira, 20 Agosto de 2020 - 13:30 | Redação


Devoção por ensinar salva a educação em época de pandemia
Educação à Distância (Foto: Marco Miatelo/ Arquivo)

Peças fundamentais na engrenagem da educação, os professores vivem momento desafiador em meio à pandemia do novo coronavírus que fechou as escolas. Estão se reiventando em jornadas longas de trabalho para se adaptar às aulas remotas -- aprendem enquanto ensinam -- e não deixam a educação parar. Em Mato Grosso do Sul, eles usam recursos próprios e até dão aulas de graça para manter os alunos motivados, tudo pela devoção por ensinar.

A professora de Ciências na educação básica da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (MS) Luciane Fortes, vive sua paixão por ensinar há mais de 20 anos. Durante esse tempo sua rotina era preparar aulas, preencher diários, corrigir provas e dar o melhor de si em sala de aula. Porém, com o fechamento da escolas, ela passou a usar novas ferramentas tecnológicas. Seu esforço é diário para garantir que as aulas remotas tenham o melhor efeito possível sobre os estudantes.

A tarefa de lecionar exige muito mais de Luciane do que antes. São mais horas de dedicação e o desafio de se reinventar, aprender a trabalhar em um momento delicado com regras totalmente novas. "A gente teve que aprender tudo no dia a dia. Até para gravar pequenos vídeos, no começo era difícil. Eu gravava quatro ou mais, para postar um. Depois, fui pegando o jeito", relata.

"Quanto maior for o sentimento de pertença, a participação e contribuições dos estudantes nas discussões, mais será enriquecedor o processo formativo, buscando compreender a reflexão do educando com as relações que estabelecem, assim o professor auxilia o aluno a desenvolver a sua autocrítica, autonomia, possibilitando ampliar saberes e detectando suas dificuldades e possibilidades do seu desenvolvimento."

SIGA-NOS NO Google News