• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Detran MS cria inteligência artificial que rastreia indícios de fraudes

Ferramenta monitora 24 horas por dia as bases de dados do órgão em todo Estado

Terça-feira, 21 Maio de 2024 - 10:35 | Laura Cação


Detran MS cria inteligência artificial que rastreia indícios de fraudes
(Foto: Divulgação/Detran MS)

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) seguindo o pilar de governo digital, com inovação, segurança e modernidade para os serviços oferecidos ao cidadão desenvolveu uma inteligência artificial (IA) para atuar de forma antecipada e preventiva no rastreio de possíveis atos ilícitos e de fraudes que possam ser cometidas por agentes internos ou externos.

O Monitoramento Anticorrupção (MAC) Detran-MS é uma ferramenta criada para monitorar 24 horas por dia as bases de dados do órgão em todo Estado. A ferramenta de inteligência monitora os sistemas e analisa padrões de comportamento e suas operações sistêmicas que podem, por algum motivo excepcional, fugir do habitual.

É possível filtrar uma área de veículos, condutores ou terceirizadas, para que a IA comece a analisar as operações seguintes e mostre qualquer tipo de desvio padrão por meio de gráficos e detalhamentos. A ferramenta possui filtros que avançam de Mato Grosso do Sul para municípios, agências e por servidor responsável, o que deixa sua digital quando autoriza os serviços por meio de sua senha pessoal.

O MAC Detran-MS é operado por técnicos que integram um núcleo de inteligência, que monitora essas operações de risco, analisa os dados e se necessário, gera relatórios detalhados para a uma apuração das áreas competentes.  

“É uma ferramenta inédita, de gestão de risco que fará um trabalho de proatividade, monitorando todas as operações realizadas nos sistemas do Detran-MS, mostrando alterações de rotinas e desvio de padrões de comportamento. Dessa forma poderemos antecipar uma eventual denúncia de fraude, percebendo a quebra de rotina em tempo real acionado o alerta para que nossos técnicos acompanhem mais a fundo as operações daquele determinado usuário”, explica o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.

SIGA-NOS NO Google News