Geral
CTG Brasil realiza simulado de evacuação na Usina Hidrelétrica Jupiá
Simulado integra a etapa final do Plano de Ação de Emergência da barragem, promovendo a segurança e o preparo de comunidades da Zona de Autossalvamento
Terça-feira, 26 Novembro de 2024 - 18:31 | Redação

A CTG Brasil, em parceria com as defesas civis de Três Lagoas (MS) e Castilho (SP) e os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS), promoverá nesta terça-feira, 26 de novembro, às 14h (horário de MS), um simulado de evacuação de emergência na barragem da Usina Hidrelétrica Jupiá, no rio Paraná. A ação marca a etapa final de implementação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem.
Preparação e Objetivo
Como parte do processo, uma reunião preparatória foi realizada em 21 de novembro para esclarecer dúvidas da população residente na ZAS, área de impacto imediato em caso de emergência, localizada abaixo da barragem.
Pedro Nunes, gerente de Engenharia Civil & Segurança de Barragem da CTG Brasil, explicou que o simulado é preventivo e cumpre a Lei Federal 12.334/10, que rege a Política Nacional de Segurança de Barragens. Ele assegura que todas as barragens administradas pela CTG Brasil são seguras e classificadas como de baixo risco.
O simulado tem como objetivo principal exercitar o gerenciamento de emergência, envolvendo desde notificações internas e externas até a evacuação completa da ZAS. “Com o exercício, as defesas civis poderão revisar seus Planos de Contingência Municipal, enquanto os moradores da ZAS estarão mais preparados para agir em caso de emergência”, destacou Nunes.
Etapas do PAE
O Plano de Ação de Emergência da UHE Jupiá foi iniciado em 2018, abrangendo estudos de engenharia, mapeamento e cadastro de cerca de 85 famílias residentes na ZAS, além da instalação de rotas de evacuação, pontos de segurança e um sistema de alerta com sirenes. A comunicação foi reforçada por ações porta-a-porta, envio de mensagens via SMS e WhatsApp, uso de carro de som e publicações em redes sociais.
Como será o simulado
Durante o exercício, será acionado o sistema de alerta de emergência da barragem, e a ordem de evacuação será emitida pelo Coordenador do PAE. Os moradores serão orientados a seguir pelas rotas de evacuação até os pontos de segurança, onde serão recebidos por agentes da defesa civil e colaboradores da empresa. Nos locais, poderão tirar dúvidas e responder a uma avaliação do exercício.
Participação da Comunidade
Vitor Hugo de Morais, Coordenador de Implantação do PAE das barragens da CTG Brasil, reforça a importância do engajamento da comunidade. “A participação de todos é fundamental para garantir a efetividade do plano e a segurança das famílias em uma eventual emergência. Contamos com o envolvimento dos moradores e das autoridades locais para o sucesso do exercício.”
Últimas Notícias
- Internacional - 19:01 Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros
- Tráfico de Drogas - 18:50 Jovem é preso com skunk e haxixe que seriam entregues em Campo Grande
- Saúde Pública - 18:30 Prefeita anuncia contratação de médicos e orienta população sobre UPAs
- Amambai - 18:10 Jovem mata pitbull a facadas após animal atacar cachorro de estimação
- Dourados - 17:50 Justiça mantém prisão de mulher que deixou 3 mortos após incêndio
- Detran - 17:33 Licenciamento 2025 do Detran-MS começou em 1º de Abril
- Poder Legislativo - 17:12 Câmara recebe Feira Coletiva e Feira Indígena nesta quinta-feira
- Três Lagoas - 16:50 Operação contra furto e receptação de fios apreende meia tonelada de cobre
- Terenos - 16:33 PRF apreende 452 kg de cocaína em caminhão carregado de minério de ferro
- Acidente de Trânsito - 16:10 Motorista sobrevive à colisão violenta em poste