• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Consórcio Guaicurus paga funcionários e paralisação é descartada

Cerca de 1,3 mil funcionários, entre motoristas e do administrativos, cogitavam parar neste sábado

Sexta-feira, 22 Dezembro de 2023 - 17:09 | Redação


Consórcio Guaicurus paga funcionários e paralisação é descartada
(Foto: Luiz Alberto)

O Consórcio Guaicurus (que reúne as empresas de ônibus) depositou o pagamento do vale dos funcionários do transporte público de Campo Grande (MS). Com o pagamento, está descartada a paralisação de protesto que poderia começar neste sábado, 23 de Dezembro.

O repasse do vale, previsto para o dia 20, estava atrasado e, por isso, trabalhadores cogitaram desencadear a greve.  Cerca de 1,3 mil funcionários, entre motoristas e do administrativo, aguardavam o pagamento.

Agora, com o depósito feito, segundo o Consórcio, não há mais risco de paralisação.

Dificuldades financeiras - A diretoria do Consórcio Guaicurus realizou entrevista coletiva na quinta-feira, dia 21, em Campo Grande. Na ocasião, as empresas reclamaram das dificuldades financeiras que seriam culpa da falta de cumprimento de cláusulas contratuais por parte da prefeitura.

O déficit financeiro estaria dificultando o cumprimento de obrigações trabalhistas, segundo o Consórcio. O impasse diz respeito ao reajuste da tarifa do transporte coletivo (hoje em R$ 4,65) bem como o data para o aumento entrar em vigor.

O contrato de concessão prevê reajuste anual tarifário nos meses de Outubro, mas a prefeitura tem repassado em Março. A prefeitura, por sua vez, alega que o Consórcio é quem descumpre o contrato, quando não renova a frota de ônibus no tempo correto, por exemplo.

O caso já é discutido em ação judicial em análise do Tribunal de Justiça. Na terça-feira, dia 19, o desembargador Eduardo Machado Rocha convocou as partes para uma audiência de conciliação. A reunião, contudo, terminou sem acordo.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  campo-grande  paralisacao  onibus  pagamento