• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Comitiva Européia visita aldeia Marçal de Souza

Missão diplomática da UE ouviu as reivindicações dos povos indígenas

Domingo, 28 Maio de 2023 - 13:40 | Juliana Brum


Comitiva Européia visita aldeia Marçal de Souza
Foto - Fotos: Álvaro Rezende

A missão Diplomática da União Europeia, composta por embaixadores ou cônsules, radicados no Brasil, da Bélgica, Portugal, Dinamarca, Suécia, Polônia, República Tcheca, Croácia, Lituânia, Chipre e Malta visitaram na última sexta (26), na Aldeia Marçal de Souza na Capital.

Ele foram recepcionados  pelo cacique Josias Jordão Ramires, pela secretária-adjunta de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Viviane Luiza da Silva, e pelo subsecretário de Estado de Políticas Públicas para os Povos Originários, Fernando Souza.

A delegação  foi recebida pela comunidade indígena com uma dança típica. Logo após, conheceram a cultura por meio do artesanato e ficaram encantados com as peças produzidas pelos indígenas.

De acordo com o cacique Josias Jordão, o encontro com os embaixadores é um momento de construção com os povos originários. "Somos mais de 22 comunidades dentro do contexto urbano de Campo Grande e quase 22 mil indígenas no Estado. Ficamos felizes com a reunião com todos os caciques para discutir políticas públicas para a população indígena", comentou o cacique.

A missão diplomática da UE ouviu as reivindicações dos povos indígenas, que em especial relataram a preocupação com a demarcação das terras.

O embaixador da União Europeia, Ignacio Ybañez, destacou que os representantes do Bloco tinham um particular interesse em conversar com os povos indígenas e como os estados-membros da UE podem ajudar. "É uma parte significante da viagem a Mato Grosso do Sul e vamos ouvir suas preocupações", disse o embaixador.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  indigenas  aldeia  comitiva  campogrande