• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Comércio de Campo Grande pode funcionar no feriado de Corpus Christi

Empresários que queiram abrir seu estabelecimentos têm que compensar o empregado pelo dia trabalhado com uma folga no intervalo máximo de 15 dias

Terça-feira, 28 Maio de 2024 - 09:12 | Laura Cação


Comércio de Campo Grande pode funcionar no feriado de Corpus Christi
(Foto: Arquivo/DD)

O comércio de Campo Grande pode funcionar normalmente no feriado de Corpus Christi, celebrado no próximo dia 30 de maio, nessa quinta-feira. A decisão está estabelecida na Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindivarejo Campo Grande, afiliado da Fecomércio-MS, e o Sindicato dos Empregados no Comércio, e pode ser seguida mediante o cumprimento de algumas normas.

Os empresários que queiram abrir seu estabelecimentos têm que compensar o empregado pelo dia trabalhado com uma folga a ser concedida, preferencialmente, na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias. Quanto à jornada de trabalho, fica estipulada das 09h às 18h, com intervalo mínimo de 01 hora. A exceção são as lojas que estão estabelecidas em shopping centers.

Segundo o gerente sindical da Fecomércio MS, Fernando Camilo, as empresas também devem informar a intenção de abertura ao sindicato laboral, por escrito em até cinco dias antes do feriado e com pagamento de R$ 22,00 por empregado que for trabalhar ao sindicato. E pagamento de 7% do piso salarial da categoria, para cada empregado que trabalhar, conforme cláusula vigésima nona da Convenção Coletiva de Trabalho.

Ele explica ainda, que as empresas que estão nos condomínios comerciais anexos aos supermercados e hipermercados, acompanham o horário de fechamento desses estabelecimentos, ressalvado o limite de jornada e as escalas indicadas.

Os empregados contribuintes ao sindicato laboral terão direito também a uma indenização no valor de 7% do valor do piso salarial, que será paga até o final do expediente, além da remuneração de eventuais despesas com refeição. O horário de trabalho será das 9h às 18h, exceto para lojas dos shoppings, com intervalo mínimo intrajornada de uma hora.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  fecomercio  sindicato  ferido  varejo