• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Cobra exótica tem nome escolhido pela população, Capitu

Animal de 2,5 metros de comprimento ganhou uma nova oportunidade de vida no Bioparque Pantanal

Segunda-feira, 25 Novembro de 2024 - 15:00 | Redação


Cobra exótica tem nome escolhido pela população, Capitu
(Foto: Divulgação)

A cobra píton albina (Python bivittatus) fêmea, nova moradora do Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS), já tem nome, é Capitu. As outra opções apresentadas na enquete realizada em rede social foram Iracema e Paraguaçu.

Capitu, em alusão à personagem do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, teve 59% da preferência dos votantes, seguido por Iracema 33% e Paraguaçu, com 7%. A enquete foi realizada no domingo, 24 de Novembro, no Instagram. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 25.

O animal de 2,5 metros de comprimento ganhou uma nova oportunidade de vida no Bioparque Pantanal -- maior circuito de água doce do mundo.

Cobra exótica agora se chama Capitu
(Foto: Divulgação)

Impossibilitada de retornar à natureza em razão da perda das suas defesas naturais e por se tratar de um animal exótico, a píton terá um papel importante na educação ambiental, voltado para estudantes e o público em geral, como explica a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri.

“O Bioparque desempenha um papel primordial na Educação Ambiental e na conservação da biodiversidade, alinhando-se ao conceito moderno de aquários e zoológicos”, frisa a diretora. Ainda segundo ela, "as serpentes despertam grande curiosidade na população e têm um papel fundamental na ciência, na preservação do meio ambiente e no controle populacional de outras espécies”.

Abaixo de vídeo de apresentação da nova moradora do Bioparque Pantanal:

Resgatada de circo - A píton foi resgatada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) em um circo no município de Amambai, onde era usada como atração circense até 2023. O uso de animais em apresentações é proibido no estado de Mato Grosso do Sul, conforme a lei estadual nº 3.642/2009.

Considerada uma das maiores espécies de serpentes do mundo, a píton pode atingir até oito metros de comprimento e pesar 100 kg na fase adulta. A espécie é originária do continente asiático e é considerada exótica no Brasil, ou seja, não pertence à fauna local.

Essas serpentes habitam florestas tropicais úmidas, manguezais e planícies alagadas em países como Bangladesh, Camboja e Laos. Apesar de suas grandes dimensões atuais (2,5 metros de comprimento e 8 kg), a píton do Bioparque Pantanal é considerada jovem, com idade estimada em três anos, e pode viver até 30 anos.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  bioparque  resgate  cobras  nomes