• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Cinco pessoas são presas em cada ação contra furto de energia em MS

Número é resultado de ações integradas e ostensivas no Estado; fiscalizações são realizadas todos os dias

Quinta-feira, 14 Novembro de 2024 - 15:25 | Roberta Martins


Cinco pessoas são presas em cada ação contra furto de energia em MS
(Foto: Energisa)

Só neste ano, as ações realizadas pela Energisa com a Polícia Civil têm levado para as delegacias de Mato Grosso do Sul uma média de cinco pessoas, em cada ação contra furto de energia. O combate a esse tipo de crime se tornou cada vez mais ostensivo no estado, sendo que “todos os dias temos fiscalização nas 74 cidades sob a concessão da empresa”, diz o coordenador comercial da Energisa MS, Jonas Ortiz.

Do levantamento de dados por meio de tecnologia às investigações com apoio policial, a concessionária reúne o máximo de informações sobre pontos comerciais e residenciais suspeitos quanto ao uso irregular de energia elétrica. As ações de combate, de forma permanente, são estabelecidas pelo órgão regulador do setor, a Aneel.

“O nosso Centro de Inteligência tem trabalhado para identificar os fraudadores e a gente tem agido para combater esse tipo de crime em todos os âmbitos, desde uma quadrilha, quem oferece o serviço de fraude até o consumidor final”, ressalta o coordenador.

Furto de energia: cinco presos por ação
(Foto: Divulgação/Energisa)

A distribuidora lembra que fazer ligação irregular, ou seja, o furto de energia é crime previsto no Código Penal brasileiro e gera prejuízos para o estado, traz riscos para a segurança da população e ainda pode prejudicar a qualidade da energia que os vizinhos recebem em casa.

Somente no primeiro semestre deste ano, o número de ilegalidade já é 60% maior que todo o ano passado. Quem quiser denunciar situações suspeitas pode entrar em contato pelos canais de atendimento da Energisa, de forma totalmente anônima.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  policia-civil  energia-eletrica  energisa  aneel