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Centro Judiciário têm resultados positivos na solução pré-processual

Divórcio, pensão para a filha e a guarda compartilhada tiveram solução consensual

Terça-feira, 13 Agosto de 2024 - 11:59 | Redação


Centro Judiciário  têm resultados positivos na solução pré-processual
(Foto: Divulgação)
W.A.G. e M.A.G eram de Campo Grande, se casaram e foram para Tóquio. Lá resolveram se divorciar. E buscaram a forma mais simples para resolver o conflito. Fizeram uma reclamação pré-processual e uma audiência de mediação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), tudo de forma virtual. Assim, rapidamente foram expedidos mandado de averbação e nova certidão. A pensão para a filha e a guarda compartilhada também tiveram solução consensual.
 
Fazer um acordo na fase que antecede o processo judicial tem se mostrado mais eficiente e contabilizado bons resultados. Em 2024, de acordo com quadro comparativo atualizado em 31 de julho, no pré-processual foram realizadas 131 audiências de conciliação e 2.039 de mediação, com índices de acordo de 68,70% e 78,47%, respectivamente. Já no processual, ainda nos Cejuscs, ocorreram 8.790 audiências de conciliação, com 5,38% delas terminando em acordo, e 3.969 de mediação, com taxa de acordo de 56,61%.
 
Sobre o que foi judicializado, realizou-se 3.467 audiências de conciliação e 3.130 de mediação. Aqui, os índices de acordo apontam 11,25% e 56,39%, nessa ordem. Na média geral, totalizam 46,13% soluções consensuais. 
 
Nos Cejuscs, os envolvidos têm a oportunidade de conversar e buscar soluções para encerrar o conflito, sem a necessidade de ingressar com uma demanda judicial, ainda mais se pensar que, nesse nível, encontra-se um excesso de demandas e é um magistrado que decide. Nos centros judiciários, o procedimento é mais rápido, sem custo e o conciliador ou mediador conduzirá a questão de forma que haja diálogo entre as partes e que elas construam a decisão.
 
Hoje, são quatro Cejuscs em Campo Grande e seis no interior, sendo estes nos municípios de Corumbá, Dourados, Naviraí, Três Lagoas, Ponta Porã e Chapadão do Sul. Porém, o atendimento pré-processual também pode ser oferecido nas comarcas que não possuem Cejusc instalado. Basta que o cidadão interessado acesse o site do Nupemec no Portal do TJMS e preencha o formulário com os dados solicitados, informando a opção de atendimento por videoconferência, como foi o caso dos sul-mato-grossenses do início desta matéria.
 
Serviço – Se preferir procurar o Cejusc pessoalmente, leve documentos pessoais, comprovante de endereço, contato das pessoas envolvidas e documentações relacionadas aos pedidos efetuados. As audiências ocorrem de segunda a sexta-feira, das 13 horas às 17h30. Mais informações pelos telefones (67) 3317-3983/3317-3973 /98472-8046 (com WhatsApp) /98468-7357 (com WhatsApp).

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