• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Cenipa conclui investigação sobre acidente aéreo que matou Marília Mendonça

Órgão pericial da FAB informou que só vai divulgar resultado após compartilhar informações famílias das vítimas

Sexta-feira, 12 Maio de 2023 - 19:50 | Portal R7


Cenipa conclui investigação sobre acidente aéreo que matou Marília Mendonça
(Foto: Reuters/Bang Showbiz)

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) concluiu a investigação referente ao acidente aéreo que causou a morte da cantora Marília Mendonça, do produtor Henrique Bahia, do tio e assessor Abicieli Silveira, além do piloto Geraldo Martins de Medeiros Júnior e do copiloto Tarciso Pessoa Viana.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (12), um ano e seis meses após a tragédia ocorrida no dia 5 de novembro de 2021. O Cenipa, entretanto, declarou que só vai tornar público o resultado após compartilhar as informações com as famílias das vítimas em uma reunião prevista para acontecer na próxima segunda-feira (15). A decisão, segundo o órgão, foi tomada em "respeito aos familiares das vítimas".

Segundo o Cenipa, órgão ligado à FAB (Força Aérea Brasileira), a apuração da instituição não tem como objetivo apontar culpados e não tem implicações judiciais. O processo é "realizado com o propósito de prevenir novos acidentes e compreende a reunião e a análise de informações e a obtenção de conclusões, incluindo a identificação dos fatores contribuintes para a ocorrência, visando a formulação de recomendações sobre a segurança".

O acidente
Marília Mendonça, referência na música sertaneja e considerada a "rainha da sofrência", morreu aos 26 anos. Ela estava com a equipe indo para Minas Gerais, onde faria um show. Todos morreram na hora.

O grupo voava no avião bimotor King Air C90, prefixo PT-ONJ, que saiu do Aeroporto de Santa Genoveva, em Goiânia, e caiu um minuto antes de pousar no Aeroporto de Caratinga, a 243 km de Belo Horizonte, na tarde do dia 5 de novembro de 2021.

A aeronave fabricada em 1984 havia sido alugada para transportar a artista e a equipe dela. O avião pertencia à empresa PEC Táxi Aéreo. Anteriormente, o bimotor já teve ao menos outros quatro donos. Dentre eles, a dupla sertaneja Henrique e Juliano, formada por dois grandes amigos de Marília.

Veja a íntegra da nota do Cenipa:

"Em respeito aos familiares das vítimas envolvidas no acidente aeronáutico ocorrido com a aeronave de matrícula PT-ONJ, em 5 de novembro de 2021, no município de Piedade de Caratinga (MG), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realizará, no próximo dia 15 de maio de 2023, uma apresentação exclusiva aos familiares das vítimas e/ou seus representantes legais devidamente indicados.

Após a referida apresentação, o Relatório Final será disponibilizado no site do CENIPA, no menu “Relatórios Finais”, bem como no Painel SIPAER, como forma de promover o amplo acesso e transparência das informações investigadas por este Centro a toda sociedade."

(Com informações Portal R7)

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  morte  aviao  investigacao  cantora