Geral
Cavalgada movimenta o Centro da Capital
Na Afonso Pena, cavalgada que abriu etapa nacional CLC e Potro do Futuro em Campo Grande
Sexta-feira, 01 Setembro de 2023 - 15:02 | Redação
A Avenida Afonso Pena virou pista para os mais de 100 cavaleiros e amazonas que participaram da Cavalgada que abriu a etapa nacional CLC e Potro do Futuro em Campo Grande (MS). Montados em seus cavalos, eles percorreram um trajeto de aproximadamente 3,9 km, da Vila Morena até a Prefeitura de Campo Grande, onde foram recebidos pela prefeita Adriane Lopes. Lá, entregaram o convite oficial para o evento que acontece no Parque do Peão desde o dia 28 de agosto e vai até 10 de Setembro.
“Quero dizer que a prefeitura está de portas abertas para apoiar esse esporte, essa modalidade que é a cara de Campo Grande. Eu acredito muito que o esporte transforma vidas, independentemente da área de atuação. O Laço Comprido é uma modalidade que influencia e a tem cara da nossa Campo Grande, e que pode projetar a nossa cidade para o Brasil, para a América do Sul, para o mundo. Eu acredito na nossa capital, que podemos sediar grandes competições nacionais. O laço une e nós vamos estar com vocês nesta parceria”, frisou Adriane Lopes.
O diretor do CLC, Abeldes Júnior, lembrou que a cavalgada sempre esteve presente na história da nossa Capital. “Além de marcar a Etapa Nacional do CLC e o Potro do Futuro, a cavalgada é um evento que envolve as famílias, faz parte da tradição da região e resgata um pouco do que os antepassados dos campo-grandenses viveram nestas mesmas ruas. Quero agradecer a todos os cavaleiros, a todas as famílias que se dispuseram a sair das suas casas hoje. É um prazer e uma honra cavalgar ao lado de vocês, e principalmente, divulgar nossa cultura, nossa tradição e o nosso jeito sul-mato-grossense”, afirmou.
Para mostrar um pouquinho de toda essa tradição, foi servido aos participantes um almoço de comitiva com arroz de carreteiro, macarrão de comitiva, mandioca e feijão com pele de porco. Também tinha pimenta e farinha para completar. A comida foi servida como antigamente em pratos esmaltados e servidos direto no tacho.
A modalidade esportiva movimenta toda uma cadeia durante os dias de competições. De acordo com o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, a iniciativa irá movimentar a cadeia produtiva com hotéis, restaurantes, pessoas circulando e consumindo no comércio local, trazendo mais desenvolvimento para Campo Grande. “São duas semanas que iremos reunir as principais delegações, de diversos estados, movimentando a cultura, a economia, o esporte e o lazer de todo o Mato Grosso do Sul, sendo mais uma forma de fortalecer raízes da região”, disse o secretário da Sidagro, Adelaido Vila.
O gostinho do Mato Grosso do Sul também terá lugar garantido no Parque do Peão. Nos dias 8 e 9 de setembro, quando a etapa receberá os atletas nacionais, vai estar aberto ao público o Espaço Delícias do MS. Organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, o local reunirá o melhor da gastronomia e do artesanato, mostrando um pouco da culinária e do fazer artístico do nosso Estado. Tudo com entrada gratuita e música ao vivo.
O espaço tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento econômico, dando espaço para que os pequenos empresários de Campo Grande exponham e vendam seus produtos. Heloísa Aparecida da Costa, do Apiário Morada do Sol, não vê a hora de expor no Espaço Delícias do MS. “Participei da Festa do Queijo que abriu muitas portas para a gente e segue abrindo, como agora. Foi muito boa a experiência, conheci muita gente, fiz muitos contatos, e quero continuar indo para as feiras, para as festas, pode me chamar que eu vou.”, concluiu.
Últimas Notícias
- Esportes - 18:18 Fundesporte cumpre contrato de gestão com foco em talentos
- Meio Ambiente - 17:39 Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
- Meio ambiente - 17:18 Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
- Saúde - 16:50 Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
- Tragédia - 16:35 Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116
- Internacional - 16:15 Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics
- Polícia - 15:42 Suspeitos de duplo homicídio depõem à polícia
- Justiça - 15:32 Ministro Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto
- Sorteio - 15:00 Promoção que sorteará carrão no Pátio Central segue até Janeiro de 2025
- Cultura - 14:52 Moinho Cultural promove encontro com MinC e agentes culturais