• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Casal morre tentando controlar incêndio em Aparecida do Taboado

Vítimas receberam descarga elétrica após encostarem em uma cerca durante o incêndio

Terça-feira, 17 Setembro de 2024 - 09:10 | Ian Netto


Casal morre tentando controlar incêndio em Aparecida do Taboado
O casal morreu após encostarem em cerca elétrica (Imagem: Divulgação)

Na cidade de Aparecida do Taboado, um incêndio causado por um fio de energia causou a morte de um casal. Kátia Alves da Cunha Fonseca e José Roberto da Silva, estavam nas proximidades do local, quando incêndio teria acontecido. Um cabo de energia acabou rompendo e caindo na vegetação seca, causando um incêndio de pequena proporção.

Casal morre tentando controlar incêndio em Aparecida do Taboado
O incêndio foi causado após um cabo rompido cair na vegetação seca (Imagem: Divulgação)

De forma voluntária, o casal tentou controlar as chamas, mas durante a tentativa, José acabou encostando em uma cerca que havia sido energizada pelo cabo rompido, sendo eletrocutado no local. Sua esposa, desesperada, tentou socorrê-lo, mas também recebeu a descarga elétrica, morrendo no local. A equipe de resgate foi acionada, mas ao chegarem no local, constataram a morte do casal. A concessionária de energia e as autoridades investigam o caso. 

A Energisa divulgou nota sobre o ocorrido a qual está publicada abaixo, na íntegra:

Nota | Energisa

A Energisa se coloca à disposição das autoridades para contribuir na apuração das causas do acidente. A concessionária reforça a importância de um profissional habilitado para a atuação do serviço de poda de árvores com o uso indispensável dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). E reforça que, em casos onde haja proximidade ou contato com a rede elétrica, não faça a poda da árvore, entre em contato com a Energisa.

Galhos de árvores próximos à rede elétrica podem provocar interrupção do fornecimento de energia e acidentes. Quando existe vegetação imprópria sob a rede, os galhos em contato com a rede elétrica podem ocasionar curtos-circuitos, rompimento de cabos e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico.

A empresa segue com os alertas sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica e pede que a população evite qualquer contato, acionando seus canais de atendimento pelo 0800 722 7272, aplicativo Energisa On ou whatsapp (Gisa): 99980-0698.

Orientações de segurança
-Não plante árvores próximas ou embaixo de redes previamente instaladas;
-Escolha plantas e árvores que não cresçam muito no seu jardim;
-Na área rural, respeite a faixa de servidão da rede elétrica, devendo ter uma distância mínima de segurança de 10 metros em relação ao traçado da rede.
-Redobre o cuidado ao subir nessas árvores ou utilizar varas e barras metálicas para tentar cortar galhos ou até mesmo colher frutos;
-Não faça podas de árvores que estiverem próximas ou em contato com a rede elétrica, pois os galhos podem tocar os fios e energizar a árvore. Nesses casos entre em contato com a Energisa;
-Em propriedades particulares, a responsabilidade da poda é do dono do imóvel. Caso a árvore esteja próxima à rede, o cliente deve entrar em contato com a Energisa e solicitar o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança pelo profissional contratado.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  morte  incendios  obito  queimadas