• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

"Cade o Pantanal?" Minissérie produzida pela TV MS Record mostra a catástrofe ambiental que tem atingido o bioma

Dividida em três episódios, Repórter William Franco visitou as cidades mais afetadas

Terça-feira, 11 Junho de 2024 - 09:39 | Ian Netto


"Cade o Pantanal?" Minissérie produzida pela TV MS Record mostra a catástrofe ambiental que tem atingido o bioma
Equipe de reportagem em um dos dias de gravação (Imagem: Arquivo Pessoal/Divulgação)

Minissérie produzida pela equipe da TV MS Record mostrou a realidade do bioma pantaneiro, que tem sofrido com as grandes queimadas e a seca. Dividida em três episódios, o repórter Willian Franco visitou as cidades mais afetadas por essa catástrofe ambiental que tem preocupado autoridades e moradores da região.

O Rio Paraguai, conhecido pela fartura de peixes que atrai centenas de turistas todos os anos, tem passado por uma das maiores secas da história, atingindo o menor nível do rio em quase cinco décadas. Com as chuvas escassas, o avanço do desmatamento e as grandes queimadas, o bioma pantaneiro tem desaparecido, causando um desequilíbrio no ecossistema.

Com produção de Aline Barreto, imagens do repórter cinematográfico Márcio Higo e auxiliar técnico Bartolomeu Filho, a minissérie mostra como a maior planície alagada do planeta, responsável pelo habitat de mais de 246 espécies de peixes, tem sumido, deixando o povo ribeirinho, que depende da pesca para sobreviver, em estado de alerta. Além dos moradores da região, os animais que dependem do ciclo hídrico das águas do Rio Paraguai também têm sofrido com o sumiço dos peixes, tornando comum a cena de animais mortos causados pela fome.

Com a seca e os longos períodos sem chuva, as queimadas têm devastado o Pantanal, deixando um rastro de cinzas pelo bioma. Só em 2020 foram queimados mais de 44 mil quilômetros do território pantaneiro, o que corresponde a 30% do bioma, matando mais de 16 milhões de animais de pequeno porte e outros 944 mil de maior porte. A onça-pintada, animal símbolo do Pantanal, foi uma das espécies mais afetadas, devido ao fogo que consumiu cerca de 80% da área de vida desses animais, atingindo 740 animais no bioma, que abriga a segunda maior população do felino do mundo.

Foram três semanas de gravação pantanal adentro, encontrando uma paisagem seca, com vegetação devastada, que preocupa quem já viu o bioma verde e vivo. Foram diversas conversas com moradores das regiões afetadas que pedem socorro pelo futuro do meio ambiente.  

Exibida aos domingos no "Domingo Espetacular", a minissérie "Cadê o Pantanal?" levanta o alerta sobre o ecossistema pantaneiro, que tem sofrido ano após ano com a ação humana, sendo devastado pelo desmatamento, as queimadas e a seca, tornando público o cenário de destruição na região.

Confira a reportagem: 

https://record.r7.com/domingo-espetacular/video/cade-o-pantanal-veja-o-flagrante-de-onca-com-as-patas-queimadas-e-os-impactos-da-seca-27052024/

https://record.r7.com/domingo-espetacular/video/cade-o-pantanal-veja-o-que-aconteceu-com-a-onca-resgatada-nas-queimadas-03062024/

https://record.r7.com/domingo-espetacular/video/cade-o-pantanal-regiao-pode-enfrentar-em-2024-uma-das-piores-secas-da-historia-10062024/

 

 

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  pantanal  seca  queimadas  biomassa