Geral
Bombeiros do MS são enviados para o Rio Grande do Sul
A missão vai contar com o envio de uma aeronave com dez militares de salvamento aquático
Sexta-feira, 03 Maio de 2024 - 10:35 | Ian Netto

Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul irão auxiliar nos serviços de apoio e resgate da população atingida pelas fortes chuvas e enchentes ocorridas nos últimos dias no Rio Grande do Sul. A convocação veio através do Governador do Estado, Eduardo Riedel, que encaminhou os membros da corporação para apoio no estado do RS.
A calamidade que se instaurou no Estado teve inicio durante a semana, com as fortes chuvas que alagaram as cidades, subindo o nível da agua em 36 metros e deixando famílias ilhadas.
Atualmente, a Defesa Civil afirma que 60 pessoas estão desaparecidas, 36 estão feridas e 32 morreram em decorrência as fortes chuvas. A situação atinge 154 dos 496 municípios de RS, afetando 71,3 mil pessoas, deixando 14 mil pessoas fora de casa, sendo 4.645 mil em abrigos e mais de dez mil desalojados.
A missão vai contar com o envio de uma aeronave com dez militares de salvamento aquático com duas viaturas e todo o equipamento para auxiliar na cidade de Montenegro. No segundo momento da operação, quando o nível d'agua baixar, serão enviados cães que devem ajudar no resgate das vitimas e uma aeronave da Secretaria de Segurança Pública com 4 militares, além de um médico da equipe que deve ajudar nos alojamentos de resgate. A cidade que fica há 1.400 km de distancia de Campo Grande, está 80% de todo seu território debaixo d'agua.
A equipe de Bombeiros do Estado já esteve presente em outras catástrofe, como no rompimento da barragem em Brumadinho em 2019, que matou 270 pessoas. Na época, a equipe foi encaminhada com uma equipe de cães de resgate para ajudar localizar as vitimas desaparecidas. O Coronel Frederico Reis falou com a equipe do Diário Digital e falou sobre a participação dos bombeiros do estado na missão.

"As vagas foram preenchidas em menos de uma hora, quando fizemos o informativo, em uma hora todas as vagas estavam preenchidas. O sentimento é de quem veste a farda, que tem uma obrigação com a vida" afirmou o coronel.

Os militares se deslocam na manhã de hoje (03) e devem ficar 10 dias pela cidade de Montenegro.
Últimas Notícias
- Economia - 14:33 Assembleia debate suinocultura na primeira semana de Abril
- Saúde - 14:10 Costa Rica inicia cirurgias ortopédicas pelo SUS e amplia atendimentos
- Saúde - 13:50 Aberto novo Ambulatório Multiprofissional de Cirurgia Bariátrica em MS
- Saúde - 13:35 Epilepsia atinge 65 milhões de pessoas no mundo, segundo a LBE
- Saúde Pública - 13:10 Ponta Porã alerta para importância da vacinação contra o sarampo
- Baixa no diesel - 12:26 Após superar preço da gasolina, diesel fica R$ 0,17 mais barato a partir de hoje nas refinarias
- Pets - 12:00 Pátio Central realiza evento sobre direitos dos animais e atendimento para pets
- Identificação e prisão - 11:50 Vídeo: Polícia identifica e prende suspeito de furto a restaurante na Capital
- Pontos de WI-FI - 11:25 Governo do MS amplia conectividade com pontos de Wi-Fi+ na MS-040
- Imposto de renda - 11:00 Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível