• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

ASL defende que poder público incentive leitura de obras regionais

Literatura regional é de grande qualidade e precisa ser mais acessada pela população, diz presidente da Academia de Letras

Terça-feira, 01 Abril de 2025 - 08:30 | Redação


ASL defende que poder público incentive leitura de obras regionais
Acervo da Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL), em Campo Grande (Foto: Luiz Alberto)

A literatura sul-mato-grossense é muito rica, de grande variedade e qualidade, mais ainda pouco acessada pela população local. O presidente da Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL) Henrique de Medeiros defende que o Poder Público adote ações para incentivar a leitura de obras regionais, principalmente nas escolas.

"A leitura de obras regionais poderia enriquecer muito o conhecimento dos estudantes do nosso Estado. Nossos livros contam a nossa história, valorizam nossa origem e regionalismos. A educação perde quando não se valoriza tamanha riqueza que temos por aqui", avalia.

O poeta cuiabano radicado em Campo Grande Manoel de Barros é um grande expoente que conseguiu se projetar de maneira solo. Porém, conforme Henrique Medeiros, o Estado tem outros autores geniais que podem acrescentar conhecimento e senso crítico aos estudantes.

ASL defende que poder público incentive leitura de obras regionais
 Henrique de Medeiros, presidente da ASL (Foto: Luiz Alberto)

Assim, para o presidente da ASL, o Poder Executivo precisa agir para estimular a adoção e leitura das obras nas escolas. O Estado e a Capital já tem leis que tratam do assunto, porém, é necessário garantir sua aplicabilidade.

A lei 2.733, de 9 de Dezembro de 2003, de autoria do ex-deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), por exemplo, determina que escolas estaduais incluam, obrigatoriamente, na disciplina de literatura, a indicação e sugestão de leitura de autores sul-mato-grossenses.

Em Campo Grande, uma lei municipal exige que escolas da Rede Municipal de Ensino priorizem a aquisição e adoção de no mínimo dois livros de autores com domicílio em Mato Grosso do Sul na sua matriz curricular.

ASL defende que poder público incentive leitura de obras regionais
Sede da ASL, na Rua 14 de Julho, em Campo Grande (Foto: Luiz Alberto)

A lei resultou de projeto de autoria do vereador Ronilço Cruz Guerreira e recebeu assinatura de outros 19 parlamentares, no ano de 2022. 

Vestibulares - Na avaliação do presidente da ASL, uma importante conquista a ser celebrada pela literatura regional é inserção de títulos de escritores locais nos vestibulares das maiores universidades. Além de Manoel do Barros que há décadas frequenta as listas de leituras obrigatórias País afora, outros nomes integrantes da Academia também alcançaram tamanho reconhecimento.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) prestigiou, nos últimos anos,  obras dos poetas Rubenio Marcelo (Vias do Infinito Ser), Raquel Naveira (Fiandeira) e Emmanuel Marinho (Caixa das Delícias)  na lista de obras que os candidatos a uma vaga na instituição deveria ler. O conjunto da obra de Emnanuel Marinho também se tornou leitura obrigatória nos vestibulares da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), de 2016 a 2019.

ASL defende que poder público incentive leitura de obras regionais
Raquel Naveira, Rubenio Marcelo e Emmanuel Marinho (Fotos: Reprodução)

Os três poetas são imortais da ASL.  Raquel Naveira ocupa da cadeira de número 8; Emmanuel Marinho, 33 e Rubenio Marcelo a de número 35.

Aniversário do DD - Ao completar 14 anos de fundação neste 1º de Abril de 2025, o Diário Digital lança uma campanha que justamente pretende apresentar autores regionais aos leitores do site e estimular a leitura da escrita da terra, em parceria com a ASL.

O veículo de comunicação vai sortear em suas redes sociais, 10 sacolas de livros recheados de tesouros literários. Cada bolsa, terá quatro livros de autores regionais, todos imortais da ASL.

ASL defende que poder público incentive leitura de obras regionais
Sacolas de livros de autores regionais serão sorteadas aos leitores (Foto: Luiz Alberto)

Ao todo, 13 escritores imortais participam da ação aniversário. O próprio Henrique de Medeiros, presidente da ASL, está entre eles. Os demais são: Ana Maria Bernadelli; Elizabeth Fonseca; Ileides Muller; Lucilene Machado; Oswaldo Barbosa; Paulo Nolasco; Raquel Naveira; Reginaldo Araújo; Rubenio Marcelo, Samuel Medeiros; Sérgio Manoel da Cruz e Sylvia Cesco.

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras é composta por 40 cadeiras. Clique neste link e conheça todos os imortais da ASL.

Como participar da promoção - Para participar, basta acessar uma das redes sociais do DD Jornal Diário Digital (Facebook) e Diário Digital (Instagram) e seguir o passo a passo, simples e rápido. É preciso curtir a página, curtir o post da promoção e marcar dois amigos em modo público. Pronto. Em questão de segundos, você estará concorrendo a uma das 10 sacolas.

ASL defende que poder público incentive leitura de obras regionais
Diário Digital está celebrando 14 anos neste 1º de Abril (Foto: Valdelice Bonifácio)

Vale mencionar que somente será entregue uma sacola por leitor sorteado. Embora, o internauta possa participar das duas redes sociais, ele não retira dois prêmios. Se for contemplado em ambas redes, valerá o primeiro sorteio, sendo descartado o segundo.

Outro ponto importante, é que as bolsas com os livros são lacradas. Sendo assim, não há possibilidade de escolha de títulos, de forma que o ganhador ainda poderá desfrutar do prazer da descoberto do conteúdo ao abrir a sua sacola.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  livros  diario-digital  aniversario  regional