Geral
Alunos e professores podem participar da Olimpíada de Eficiência Energética
Competição é voltada para estudantes do 8º e do 9º ano das redes pública e particular
Domingo, 04 Agosto de 2024 - 14:10 | Redação
Com os olhos voltados para o maior evento esportivo do mundo, em Paris, aqui no Brasil alunos e professores também são convidados para entrar no clima de Olimpíada. Nesse caso, uma competição com um objetivo específico: o consumo consciente de energia elétrica, um bem presente em todos os momentos da nossa vida!
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 (ONEE) está com inscrições abertas para estudantes do 8º e do 9º ano das redes pública e particular interessados em testar e comprovar seus conhecimentos em eficiência energética e sustentabilidade. Os desafios e provas são em formato de games, na primeira fase, e depois com base em questões objetivas, na segunda fase, que devem ser resolvidas no aplicativo ou no site da ONEE.
Por meio de iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e coordenada pelo Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), a ONEE é realizada pelas 9 distribuidoras da Energisa e demais concessionárias do país. Estima-se que pelo menos 9,6 mil professores e 3,1 mil escolas participem da competição este ano.
“Nosso objetivo, ao tornar o projeto permanente no calendário de ações educativas, é justamente conscientizar as novas gerações sobre a importância do consumo consciente de energia, essencial para um futuro sustentável”, reforça o diretor geral da ANEEL, Sandoval Feitosa. “A Olimpíada se consolida, em 2024, como uma iniciativa importante capitaneada pelas distribuidoras de energia dentro do Programa de Eficiência Energética”, diz o presidente da ABRADEE, Marcos Madureira.
Para o Coordenador de Eficiência Energética do Grupo Energisa, Thiago Peres de Oliveira, a ONEE é uma parte importante do trabalho realizado com foco na temática. “A Energisa desenvolve ações contínuas para estimular o uso consciente da energia elétrica. Em 2024, iremos investir mais de R$ 69,5 milhões em projetos de eficiência energética. Eles são norteados pelos nossos compromissos de sustentabilidade, e mitigam impactos do negócio com olhar para o uso consciente de energia, água, resíduos e a redução de emissões. A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética vem fortalecer ainda mais as práticas sustentáveis com a participação de estudantes e professores que serão os multiplicadores desse conhecimento”, afirma.
Como participar - As inscrições vão até 4 de Outubro e podem ser realizadas pelos professores das escolas por meio do endereço https://www.onee.org.br/. Os desafios e provas acontecem na semana de 7 a 12 de Outubro de 2024. Os participantes premiados na disputa receberão diversos prêmios como medalhas, notebooks e menções honrosas.
A ONEE oferece curso de formação gratuito para estudantes e professores que participarem do evento. O curso possui quatro módulos que abordam os seguintes assuntos: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; ações de eficiência energética e combate ao desperdício e uso seguro da energia elétrica.
Cronograma:
Inscrições: até 4 de outubro
Provas e Desafios (FASE I e II): 7 a 12 de outubro
Resultado: 25 de outubro
Evento de premiação: novembro
Últimas Notícias
- Clima - 07:21 Quarta-feira segue com previsão de chuva na Capital
- Charge - 07:11 Morro turístico de MS pode ganhar teleférico para atrair visitantes
- Segurança - 07:00 Pipas cortaram energia de milhares em MS
- Investigação - 18:38 Após lucrar R$ 2 milhões com golpes, suspeito tem caminhão apreendido no interior de MS
- Economia - 18:15 Sisu 2025: inscrições começam na próxima sexta-feira
- Fronteira - 17:50 Corpos de irmãos são encontrados na Linha Internacional
- Duplo Homicídio - 17:30 Veterinário e peão são mortos a facadas após discussão em fazenda
- Operação Cooptatus - 17:13 PF combate descaminho e associação criminosa em MS
- Estágio - 16:50 Comarca de Bonito abre inscrições para estágio remunerado em Direito
- Justiça - 16:32 Tatuador atacado com soda pela ex-mulher pede ajuda da população