• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Alerta de tempo seco e baixa relativa do ar estão previstos para o Estado

Para os próximos dias, estão previstos pancadas de chuvas em algumas regiões isoladas

Segunda-feira, 11 Julho de 2022 - 07:11 | Suzy Jarde Vera


Alerta de tempo seco  e baixa relativa do ar estão previstos para o Estado

(Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul está em alerta para o tempo seco a partir deste domingo (10). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar fica entre 20 a 30% em grande parte da região Centro-Oeste do país. A meteorologia explica que uma massa continental de ar seco está bloqueando a chegada dos sistemas de chuva vindos do Norte, Sul ou litoral.

Além de MS, também estão em alerta os estado do Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Distrito Federal, oeste da Bahia e de Minas Gerais, sul do Pará e leste de Rondônia. Em Campo Grande, a última vez que choveu foi no dia 17 de junho.

Embora a umidade relativa do ar não esteja extremamente baixa no momento, o Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido e evitem desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

“O inverno começou há menos de um mês e vai até setembro, com essa massa de ar seco dominando a maior parte do tempo. A gente vai ver cada vez mais o agravamento da umidade, que, em agosto, deve começar a registrar índices abaixo de 10%, o que já é considerado uma situação de emergência”, disse Cleber Souza, meteorologista do Inmet.

O tempo seco e a pouquíssima presença de nuvens nessa época do ano fazem com que os dias sejam mais quentes e as noites mais frias, especialmente na região centro-sul do país.

Sem chuva, mas com frio - Ao todo, são 66 cidades em alerta por conta do tempo seco e da baixa umidade relativa do ar no Estado. Apesar disso, os sul-mato-grossenses podem ir se preparando para mais uma frente fria que promete derrubar os termômetros por alguns dias. A expectativa da meteorologia é que a partir da segunda quinzena deste mês de julho a massa de ar polar comece a atingir o Sul do País e deve chegar também ao Estado por volta do dia 18.

Sobre a chuva, a previsão aponta que a partir da terça-feira (12) as instabilidades voltam a atuar em grande parte de Mato Grosso do Sul. A expectativa, de acordo com o site de meteorologia Climatempo.com, é de um dia marcado por bastante nebulosidade, pancadas de chuva acompanhadas por raios e até rajadas de vento. Mas, por enquanto, sem alerta para temporais na região.

No caso de Campo Grande, as temperaturas diminuem um pouco. A Capital, que vinha registrando máximas próximas dos 32°C, terá um dia de temperaturas mais amenas, com a mínima começando em 15°C e a máxima não ultrapassando os 25°C ao longo da terça-feira e também na quarta (13).

Nos dias seguintes, o tempo fica firme, com amplitude térmica até que no dia 17 uma nova frente fria atinge a cidade, derrubando a temperatura mínima de 17°C para apenas 11°C e a máxima será de 24°C. No dia seguinte, aumenta para 12°C e sobe para 13°C no dia 19. A máxima nesses dias será de 26°C. A partir dai, o calor volta a predominar novamente.

No interior, na região sul de MS, em Dourados, a previsão indica para temperatura mínima de 8°C entre os dias 17 e 18 destse mês. Já em Ponta Porã, a expectativa é de 7°C para esses mesmos dias. Nas cidades de Mundo Novo, Itaquiraí e Sete Quedas os termômetros podem chegar aos 3º C e, inclusive, com probabilidade de geadas no dia 20.

SIGA-NOS NO Google News