Geral
Águas Guariroba participa de visita técnica na APA do córrego Guariroba
Ação teve objetivo de apresentar ao Conselho Gestor da APA as ações realizadas na recuperação da região
Sábado, 26 Abril de 2025 - 12:17 | Redação

A Águas Guariroba participou da visita técnica do Conselho Gestor da APA (Área de Proteção Ambiental) do Guariroba, na manhã desta quarta-feira (23). O gerente de Meio Ambiente e Qualidade da concessionária, Fernando Garayo, é vice-presidente do conselho e foi o representante da empresa na agenda.
“Viemos nessa importante bacia que contribui para o abastecimento da cidade. São várias entidades e instituições que representam o conselho da APA. A nossa ideia foi visitar áreas que foram restauradas e recuperadas. A Águas Guariroba vem apoiando essa atividade e esses produtores da região com a doação de mudas pelo viveiro Isaac de Oliveira, que recentemente teve sua capacidade aumentada para produção de 80 mil mudas por ano”, comentou Fernando.
Além de pontos restaurados nos últimos anos pelos produtores rurais da região, a caravana visitou a captação da concessionária no córrego Guariroba, que representa 41% da água que abastece Campo Grande.
“É muito gratificante e prazeroso essa visita para essa região da Bacia do Guariroba. Nós temos a reunião mensal do conselho, mas essas visitas presenciais são muito importantes. Essa é a segunda visita in loco na região, onde podemos compartilhar a vivência e as ações práticas”, comentou o produtor rural Claudinei Pecois, que é presidente da ARCP (Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba) e conselheiro da APA.

Resiliência hídrica - Diariamente a Águas Guariroba realiza a captação de mais de 115 milhões de litros de água diretamente do córrego Guariroba, que corresponde a 41% do abastecimento da Capital.
Todo esse trabalho de restauração da APA com plantio de mudas, por meio da parceria entre a Águas Guariroba e os produtores rurais da região, contribui para a produção de água.
“Temos estudos que comprovam que 80% da água do córrego Guariroba vem de mananciais subterrâneos, ou seja, não dependemos da precipitação para reabastecer o córrego. Quanto mais protegemos a APA e a região do córrego, mais água teremos para enfrentar épocas de estiagem e altas temperaturas. Algo que já ocorre atualmente. Mesmo em épocas de poucas chuvas e muito calor, não temos redução na produção de água, garantindo assim o abastecimento da Capital”, complementa Fernando Garayo.
Últimas Notícias
- Poder Legislativo - 18:09 Deputado sugere Comissão de Defesa da Criança nos desafios online
- descumprimento de medida - 17:51 Polícia Civil prende homem por descumprimento de medida protetiva em Paranaíba
- Posse de arma - 17:35 Polícia prende homem condenado por posse irregular de arma de fogo
- Lazer - 17:17 Três Lagoas fecha balneário municipal para organizar torneio de Pesca
- Trânsito - 16:50 Dourados prepara programação educativa no Maio Amarelo
- Saúde Pública - 16:38 SES tem resultados satisfatórios na execução do Contrato de Gestão
- Ceasa/MS - 16:16 Mandioca é o produto mais comercializado na Ceasa de MS
- Poder Legislativo - 15:51 Transplantados podem ter os mesmos direitos das pessoas com deficiência
- Oportunidades - 15:32 DPU quer alternativas para vulneráveis participarem dos cursos do CNU
- Portal da transparência - 15:15 TJ regulamenta acesso às informações no Judiciário de MS