Geral
Acadêmicos poderão fazer testes de HIV, sífilis e hepatites
Para realizar os exames não é necessário cadastro prévio, basta comparecer no Centro de Convivência
Sexta-feira, 03 Março de 2023 - 19:09 | Redação
Estudantes, professores, técnicos administrativos e trabalhadores terceirizados da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) poderão fazer testes rápidos e sigilosos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, em 23 de março de 2023, das 8h às 17h, no Centro de Convivência da UFGD, na Cidade Universitária.
A iniciativa é da campanha “Fique Sabendo na Universidade”, realizada por meio de parceria entre a Unidade de Suporte à Urgência (USU/UFGD), o Serviço de Ambulatório Especializado (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura Municipal de Dourados.
Para realizar os exames não é necessário cadastro prévio, basta comparecer no Centro de Convivência no horário indicado anteriormente. Os resultados ficam prontos em 30 minutos e são entregues diretamente aos usuários. E o melhor: o teste utiliza apenas uma gota de sangue.
O "Fique Sabendo" é uma ação do Ministério da Saúde iniciada em 2005 e direcionada à ampliação do diagnóstico precoce da população. O diagnóstico precoce é importante para quebrar a cadeia de transmissão do vírus e promover o acompanhamento do paciente, evitando o desenvolvimento de aids, além de permitir que o paciente inicie o tratamento mais cedo.
O sigilo será garantido. A USU cederá o espaço e promoverá a divulgação e a equipe multidisciplinar da Prefeitura Municipal, através de busca ativa, fará a coleta dos exames, entregará os resultados e dará os encaminhamentos posteriores aos casos necessários.
A parceria entre o SAE/CTA e a USU também segue de forma contínua com a disponibilização de preservativos masculinos e femininos para a comunidade acadêmica durante todo o ano letivo. Atualmente, dispensers de preservativos estão fixados no banheiro masculino, no banheiro feminino e no corredor externo, em frente à USU, no Centro de Convivência da UFGD.
A Unidade de Suporte à Urgência foi criada em agosto de 2014, a partir da necessidade de haver no campus uma equipe capacitada para prestar socorro imediato à comunidade acadêmica em casos de eventos adversos à saúde. Demanda que foi requerida pelos acadêmicos e que convergiu com seu pronto reconhecimento pela Administração Central da universidade.
A USU atende a comunidade acadêmica que necessita de assistência clínica de urgência, acolhe casos não urgentes e procede sua reordenação a serviços ambulatoriais básicos existentes na rede de atenção à saúde do município, além de promover e apoiar ações de prevenção, de educação e de promoção à saúde dentro da UFGD.
Últimas Notícias
- Esportes - 18:18 Fundesporte cumpre contrato de gestão com foco em talentos
- Meio Ambiente - 17:39 Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
- Meio ambiente - 17:18 Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
- Saúde - 16:50 Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
- Tragédia - 16:35 Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116
- Internacional - 16:15 Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics
- Polícia - 15:42 Suspeitos de duplo homicídio depõem à polícia
- Justiça - 15:32 Ministro Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto
- Sorteio - 15:00 Promoção que sorteará carrão no Pátio Central segue até Janeiro de 2025
- Cultura - 14:52 Moinho Cultural promove encontro com MinC e agentes culturais