• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

A certidão de óbito de Vinícius Ibañez Riquelme confirma morte após passar mal durante um treinamento

Vinícius foi transferido para a Santa Casa de Campo Grande, onde faleceu em 27 de abril.

Segunda-feira, 06 Maio de 2024 - 11:00 | Redação


A certidão de óbito de Vinícius Ibañez Riquelme confirma morte após passar mal durante um treinamento
Riquelme morreu aos 19 anos em um treinamento do exército em Bela Vista (Imagem: Divulgação)

A certidão de óbito de Vinícius Ibañez Riquelme, soldado de 19 anos do Exército, confirmou que ele faleceu após passar mal durante um treinamento em Bela Vista. A causa da morte foi atribuída a exercícios físicos intensos.

Vinícius servia no Exército havia quase dois meses e participou de um treinamento entre 22 e 26 de abril. Durante esse período, os soldados eram mantidos incomunicáveis

Além disso, a certidão também listou choque, necrose centro lobular, desequilíbrio hidroeletrolítico, desidratação e síndrome infecciosa como fatores contribuintes para sua morte.

No dia 26 de abril, a mãe de Vinícius foi informada de que ele havia sido levado ao Hospital de Bela Vista. Ao perceber a gravidade da situação, ela buscou uma explicação médica. Um médico perguntou se Vinícius tinha alguma doença pré-existente, mas ela afirmou que ele era saudável. O médico explicou que o treinamento foi muito extenuante, com esforço acima do limite e falta de hidratação.

“Ele não conseguia urinar, tinha a boca seca e dificuldade para respirar. Estava extremamente desidratado”, conta Nilda Ibañez Acosta, mãe de Vinícius..

Vinícius foi transferido para a Santa Casa de Campo Grande, onde faleceu em 27 de abril.

Na tarde de domingo (5), amigos e familiares de Vinícius realizaram um protesto em frente ao Exército de Bela Vista.

O advogado da família do Vinicius, Fernando Lopes de Araújo falou sobre o ocorrido.
" No momento estamos aguardando o laudo necroscópico, que será fornecido pela Santa Casa, cujo prazo para entrega é em torno de 30 dias. Assim que estivermos com o laudo em mãos, iremos requerer ao Ministério Público que ajuize ação penal contra os responsáveis. E também iremos ajuizar ação cível contra a união federal, pedindo indenização pela morte de Vinicius. A mãe de Vinicius está inconsolável,  perdeu seu único filho, que ajudava no sustento da casa, e que tinha o sonho de melhorar de vida para ajudá-la". 
 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  morte  treinamento  exercito-brasileiro  soldado