Educação
Alunos pintam mural de escola junto com artista regional
Convite ao artista plástico foi ideia dos estudantes do projeto Controlador Jovem
Sexta-feira, 15 Setembro de 2023 - 17:39 | Gabriel Telê Santana
Alunos do 7º da Escola Municipal Senador Rachid Saldanha Derzi localizado no Bairro Jardim Noroeste, se inscreveram no projeto Controlador Jovem, com o intuito de melhorar o aspecto da escola, com ideia dos próprios alunos de trazer um artista para escola, Apres Gomes Neto para pintar um mural juntamente ao artistas e alunos.
Artista, que já pintou suas artes em várias escolas municipais de Campo Grande. O artista plástico já integrou vários movimentos artísticos na Capital de Mato Grosso do Sul, como a Confraria Sociartista e o Grupo Kajwama, promovendo a interação entre arte e sociedade.
“Essa obra que nós vamos realizar em conjunto eles vão colocar além junto comigo além dos ipês vão colocar alguns elementos da fauna eh pantaneira como o Jacaré, a capivara, arara então essa essa é a ideia desse projeto.” Fala Apres sobre a ideia do projeto.
“A arte pode ajudar principalmente na relação aos alunos na questão da valorização da fauna, da flora desenvolvimento cultural, de um olhar voltado para uma área que é fundamental pra vida das pessoas, que é o meio ambiente. Então, eu acho que a arte existe como uma formadora de sociedade, ela está a serviço da formação da sociedade.” Finaliza Apres sobre a importância da arte para os alunos.
Aluna do 7º ano, Bruna Nery dos Santos, foi uma das alunas que sugeriu o nome de Apres. “A nossa coordenadora pediu uma ideia que impactasse e aí pensamos em eternizar a arte no muro da escola. Fomos pesquisar e vimos no Google o trabalho do Apres, nós amamos o que ele faz”.
Quem também está envolvida no projeto é a Júlia Murbach, do 7º ano. “A arte é eterna, no ano que vem não estaremos mais aqui na escola, mas a arte continuará por muito tempo e isso é bem legal”.
José Arthur de Oliveira, aluno do 6º ano da unidade, também ajudou na escolha do artista. “Eu não o conhecia, mas fizemos a pesquisa e vimos o trabalho excelente dele. Passamos a ideia para a coordenadora e ela aprovou”.
A coordenadora do primeiro ano do projeto Controlador Jovem, Reinileide Ferreira Lima Martins, que também é Pedagoga e Bióloga, conta como os alunos do projeto fizeram para ver quem dos alunos conhecia o artista." Então eles escreveram num papel bem grande com a palavra apres, com vários pontos de interrogação e passou de sala em sala pedindo para que alguém desse um conceito, o que eles achavam que significava aquele nome. Os alunos então foram falando várias coisas que achava que era uma apresentação, nome de um animal, o nome de um projeto, mas não conseguiram relacionar o nome."
Reinileide, conta que os envolvidos no projeto colocou nas pardes da escolas QR Codes do site que fala sobre o artista." Nós distribuímos QR Codes pela escola para que os alunos e professores, poder acessar o QR Code que vai direto pras páginas do Acres, falando quem é ele, as páginas dele, do projeto dele. E depois as meninas de novo foram nas salas, que acessaram o QR Code e sim começou a surgir outras palavras, artista plástico, os temas que ele pinta, Pantanal, enfim, várias palavras relacionadas ao artista."
“Só que como as crianças ficaram muito curiosas querendo conhecer ele, quem era, que trouxemos primeiro, sexto ano D, para conhecer ele e os alunos já trouxeram desenhos deles para mostrar para o artista. O artista começou a trocar ideias com essas crianças e ficou encantado com o talento dessas crianças, e resolveu colocar as artes das crianças no mural. Até então ele não tinha essa ideia, mas como ele viu que as crianças, o anseio das crianças era colocar a sua arte na parede.” Finaliza Reinileide sobre as artes das crianças no mural.
Projeto Controlador Jovem
O projeto Controlador Jovem é uma iniciativa da Controladoria-Geral do Município de Campo Grande/CGM em parceria com a Secretaria Municipal de Educação/SEMED, que tem por finalidade, proporcionar aos alunos e comunidade escolar, uma experiência pedagógica que contribua para a disseminação de conhecimentos do controle social, bem como, reflexão/ação acerca das políticas públicas educacionais no município de Campo Grande.
A dinâmica do projeto está voltada à metodologia de auditoria, que identifica nas unidades escolares, situações que necessitam de intervenções. Assim sendo, o papel é diagnosticar, avaliar as causas e projetar possíveis soluções para a melhoria do ambiente escolar por meio da cidadania ativa e qualificada.
Com objetivo fomentar a cultura de transparência e controle social, em complemento ao Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino e aos temas Contemporâneos Transversais por meio do exercício à cidadania ativa entre alunos, professores e comunidade escolar.
Confira a galeria de imagens:
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