Economia
Tecnologia foi o aspecto que mais melhorou para os brasileiros em 2024
Nova edição do Radar Febraban traz o impacto positivo da digitalização na vida da população neste ano
Terça-feira, 31 Dezembro de 2024 - 18:10 | Redação
Em 2024, os brasileiros apontaram o “uso de tecnologias e recursos digitais” como o aspecto que mais trouxe melhorias em suas vidas e das suas famílias, conforme a nova pesquisa do Radar Febraban, divulgada no dia 26 de dezembro. Esse fator foi destacado por 56% dos entrevistados, reflexo do avanço acelerado da digitalização impulsionado pela pandemia da Covid-19.
Entre os que avaliaram o impacto positivo da digitalização, os jovens de 18 a 24 anos lideram, com 64% destacando melhorias. O índice é ainda maior entre aqueles com ensino superior (66%) e renda maior do que cinco salários-mínimos (65%). Geograficamente, a percepção de avanço alcança 58% no Nordeste.
Já as regiões Sul e Centro-Oeste registraram maior estabilidade (não alterou), com 41% e 43%, respectivamente, indicando um equilíbrio no impacto percebido. No total, 37% da população avalia que a tecnologia não melhorou nem piorou em sua vida e na de seus familiares, enquanto para 5% agravou.
A percepção de progresso também se estende a outros aspectos avaliados da pesquisa, predominando a visão de avanço ou estabilidade em temas como saúde, educação e trabalho. Por outro lado, algumas áreas apresentaram maiores desafios, como finanças, saúde mental e física, que concentraram os índices mais altos de percepção de retrocesso.
A nova edição do Radar Febraban foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), dos dias 5 a 9 de dezembro, com 2.000 pessoas nas cinco regiões do país. A pesquisa, em sua sexta onda, mapeia a percepção e expectativa da sociedade sobre a vida, aspectos da economia e prioridades para o país.
(Fonte: Febraban)
Últimas Notícias
- Brasil - 18:08 Sete mil mulheres se alistam no serviço militar em dois dias
- Interior - 17:40 PF prende jovem por tráfico de drogas em Corumbá
- Morte a esclarecer - 17:31 Corpo de homem é encontrado em córrego na Capital
- Política - 17:17 Prefeita da Capital anuncia primeiros nomes para nova gestão
- Acidente de Trânsito - 16:50 Motorista morre após colisão com caminhão na BR-158
- Receita Federal - 16:31 Receita abre opção de ingresso ou reingresso no Simples Nacional
- Tragédia - 16:00 Sobe para 13 número de vítimas de queda de ponte na divisa de MA e TO
- Trânsito - 15:54 Em MS, PRF encerra Operação Ano Novo 2024
- Tráfico de Drogas - 15:32 DOF prende homem por tráfico de drogas em Santa Rita do Pardo
- Investigação - 15:10 Polícia procura suspeitos de assassinato no 1º dia do ano