Economia
Semana Nacional da Conciliação Trabalhista terá mutirão de audiências
Havará ainda atendimento da Ouvidoria Itinerante de 20 a 24 de Maio
Sábado, 18 Maio de 2024 - 12:31 | Redação
O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região participará da VIII Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, de 20 a 24 de maio. Promovida anualmente pela Justiça do Trabalho, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2024 tem como slogan “É conciliando que a gente se entende”.
A semana é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e conta com o apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e dos 24 TRTs. O evento é uma das datas mais importantes do calendário do judiciário trabalhista e tem como objetivo promover um verdadeiro mutirão para solucionar conflitos por meio do diálogo mediado.
Antes e durante a semana, magistrados (as) e servidores (as) se mobilizam em um esforço concentrado na ampliação de pautas, promovendo audiências de conciliação no âmbito dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) nos tribunais e das Varas do Trabalho.
Os Centros de Conciliação de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas possuem cerca de 336 processos pautados para a semana de 2024. Os encontros serão presenciais ou online com o objetivo de promover o diálogo e a solução adequada dos litígios por meio da celebração de acordos.
Escuta ativa - Durante a VIII Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, a Ouvidoria do TRT/MS e a Ouvidoria da Mulher do TRT/MS estarão disponíveis para atendimento das 09h às 17h, no Fórum Trabalhista de Campo Grande. Quem tiver dúvidas sobre processos ou direitos trabalhistas pode procurar atendimento.
Já a Ouvidoria da Mulher oferecerá suporte no acolhimento e escuta de demandas ligadas à igualdade de gênero, participação feminina e casos de assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho, tanto para o público interno quanto para a sociedade em geral. Também serão realizados encaminhamentos nos casos de violência doméstica.
Edição de 2023 - Na edição de 2023, que foi realizada de 22 a 26 de maio, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista atendeu mais de 346 mil pessoas, com mais de 80 mil audiências e 23.788 acordos homologados no país. Além disso, foram arrecadados R$ 202,6 milhões de recolhimentos fiscais e previdenciários.
Em Mato Grosso do Sul, a Justiça do Trabalho fechou 538 acordos com R$ 18.032.643,89 pagos aos trabalhadores durante a SNCT. Ao todo, foram realizadas 1.336 audiências e 5.337 pessoas atendidas no 1º e 2º grau.
Últimas Notícias
- Economia - 11:39 Saiba idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria em 2025
- Política - 11:10 Projeto de lei quer suspender salário de militares da ditadura
- Transporte - 10:50 Dourados abre cadastro para passe livre do estudante nesta quarta-feira
- Medida - 10:35 Dino dá 30 dias para governo e estados publicarem regras sobre emendas
- Congresso - 10:08 Projeto cria nova regra sobre indenização a vítima de violência doméstica
- Justiça - 09:50 Primeira audiência acontece dois anos após tatuador ser atacado com soda cáustica
- Acidente fatal - 09:35 Motorista de carro que caiu em lagoa teria ingerido bebida alcoólica, segundo familiares
- UEMS - 09:20 UEMS segue com vagas sem vestibular e sem taxa de inscrição até quarta-feira
- Fiscalização - 08:51 Em Bonito, dois balneários foram autuados pela PMA por superlotação
- Agressão - 08:20 Homem é espancado enquanto caminhava em Avenida da capital