• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Economia

Lojas fecham, mas supermercados poderão abrir na Sexta-feira Santa

Fecomércio-MS destaca a importância do cumprimento das normas para garantir os direitos dos trabalhadores

Terça-feira, 15 Abril de 2025 - 09:00 | Redação


Lojas fecham, mas supermercados poderão abrir na Sexta-feira Santa
(Foto: Divulgação)
O Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande (Sindivarejo CG) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS) informam que, em cumprimento à Lei Municipal Complementar nº 81, as empresas do comércio em geral em Campo Grande não poderão abrir seus estabelecimentos no feriado de 18 de abril, Sexta-feira Santa. A exceção vale apenas para supermercados e serviços considerados essenciais.

No entanto, no feriado de Tiradentes, celebrado no dia 21 de abril (segunda-feira), o funcionamento do comércio está autorizado, desde que as empresas cumpram as condições estabelecidas na cláusula 29º da Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindivarejo CG e o Sindicato dos Empregados no Comércio do município.

O gerente de relações sindicais da Fecomércio-MS, Fernando Camilo, destaca a importância do cumprimento das normas para garantir os direitos dos trabalhadores. 
 
"O funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes é facultativo, mas precisa seguir os trâmites previstos na convenção coletiva. Isso inclui a comunicação prévia ao sindicato laboral, com até cinco dias de antecedência, e o pagamento de R$ 24,00 por empregado. Além disso, o trabalhador tem direito a uma folga compensatória, preferencialmente na semana seguinte", explica.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  campo-grande  supermercados  comercio  lojas