Economia
Confira cinco dicas para economizar energia elétrica em 2025
Garanta uma tarifa mais barata com hábitos e escolhas que favorecem a redução de consumo
Sexta-feira, 27 Dezembro de 2024 - 10:15 | Redação
A melhor maneira de não sofrer tanto impacto financeiro com as variações da tarifa de energia é economizar e fazer boas escolhas de consumo.
Em 2024 o brasileiro pagou um pouco mais na conta de luz do que estava habituado. Ao longo do ano, a bandeira vermelha foi aplicada à cobrança por dois meses e, em outros dois, houve bandeira amarela. Isso significa que nestes meses o custo foi mais elevado por causa da baixa nos reservatórios das hidrelétricas do país.
Para 2025, é possível adotar metas de redução de custo – mesmo sem ter como prever quais serão as bandeiras tarifárias aplicadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ao longo do ano. A economia mais efetiva é a aquela que começa no consumo, ao adotar novos hábitos e escolhas.
Confira cinco dicas dos especialistas da Blumenau Iluminação para reduzir o valor da conta de energia em 2025:
1. Instale sensores de presença - Os sensores são ideais para lugares da casa usados só de passagem, como garagem, hall e corredores. Dessa forma, a luz é acionada apenas quando o sensor detecta circulação de pessoas. É o fim da lâmpada que ficou a noite toda acesa por esquecimento.
2. Use lâmpadas de LED - As lâmpadas de LED são até 80% mais econômicas em comparação com as halógenas, aquelas de filamento. Quando comparadas às florescentes, a economia é de 30%. Além de consumir menos energia, as lâmpadas de LED têm uma durabilidade longa – algumas podem durar mais de 10 anos, considerando um uso de seis horas acesas por dia.
3. Escolha dispositivos com tecnologia de luz solar - Não é preciso ter placas solares instaladas em casa para se beneficiar da energia renovável. Investir em dispositivos que usem essa tecnologia já representa uma economia. É possível encontrar luminárias solares para a área externa e até refletores de LED com carregamento solar.
4. Desconecte os aparelhos da tomada - Os aparelhos que ficam ligados na tomada, mesmo sem estar em uso, continuam consumindo energia. Apesar de ser um consumo baixo, a soma de vários eletrodomésticos na tomada pode ter um impacto na conta. É importante desconectar o que for possível: vale para cafeteira, micro-ondas, máquina de lavar, alto-falante e até carregador de celular.
5. Aproveite melhor a luz natural - Prepare os ambientes para que a luz natural seja aproveitada durante o maior tempo possível. Evite bloquear a entrada de luz com móveis e opte por paredes e cortinas claras, que deixarão todo o ambiente mais iluminado. Vale também lembrar do básico: manter as janelas sempre abertas adia a necessidade de acender a luz.
Últimas Notícias
- Record TV - 18:18 Ator relembra cenas de Onri em Reis: ‘Quem vai tomar a flechada?’
- Serviços - 17:59 Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
- Amplavisão - 17:30 O peso maior da opinião pública na política, por Manoel Afonso
- Atividade Policial - 17:12 Procurador da República abre inquérito para investigar ação da PRF
- Agendão cultural - 16:50 Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos
- Transporte - 16:37 Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio
- Economia - 16:09 Lei Paul Singer cria a Política Nacional de Economia Solidária no Brasil
- Transporte - 15:50 Pane elétrica causou incêndio em ônibus
- Tragédia - 15:33 Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO
- Economia - 15:00 Prazo para sacar o Abono Salarial termina nesta sexta-feira