• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Economia

Comércio da Capital pode abrir portas no feriado prolongado

Lojas que optarem por abrir no feriado deverão informar com até cinco dias antes

Segunda-feira, 02 Outubro de 2023 - 16:50 | Redação


Comércio da Capital pode abrir portas no feriado prolongado
(Foto: Luiz Alberto/Arquivo)

O comércio de Campo Grande (MS) pode funcionar normalmente nos dias 11 e 12 de Outubro, quarta e quinta-feira da semana que vem, feriados da Criação de MS e Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A possibilidade de abertura está estabelecida na Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre o Sindivarejo Campo Grande e o Sindicato dos Empregados no Comércio.

Contudo, os comerciantes que desejarem abrir precisam comunicar a decisão. “As lojas que optarem por abrir as portas no feriado deverão informar até cinco dias antes ao sindicato laboral, por escrito, com protocolo, lembrando que é necessário respeitar a legislação trabalhista quanto às folgas e pagamentos”, lembra o gerente de relações sindicais, Fernando Camilo.

Compensação - De acordo com a Fecomércio MS, os empresários que irão abrir seus empreendimentos precisam compensar o empregado pelo dia trabalhado com uma folga, a ser concedida preferencialmente na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias e um abono no valor de 7% do valor do piso salarial, que será pago até o final do expediente, além da remuneração de eventuais despesas com refeição”.

Horário de atendimento - O horário de atendimento ao público é definido por cada estabelecimento e, desta forma, é importante que o consumidor busque informações nos canais de atendimento das lojas que pretende visitar. Mas Fernando Camilo lembra que o horário de trabalho, com exceção dos estabelecimentos localizados nos shoppings, deverá ser das 09:00 às 18:00 h, com intervalo intrajornada mínimo de 01 hora. 

“As empresas localizadas nos condomínios comerciais anexos aos supermercados e hipermercados, acompanharão o horário de fechamento do supermercado ou hipermercados, ressalvado o limite de jornada e as escalas indicadas.”

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  campo-grande  fecomercio  feriado  lojas