• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Economia

Black Friday Fronteira será realizada em Setembro e promete movimentar economia

Promoção tem a perspectiva de atrair 40 mil turistas na edição deste ano

Terça-feira, 09 Agosto de 2022 - 17:30 | Isabela Duarte


Black Friday Fronteira será realizada em Setembro e promete movimentar economia
(Foto: Luiz Alberto)

“A expectativa é grande e a esperança também porque ficamos sem poder realizar por dois anos”, disse Sr. Khalil Mansour, presidente da Câmara de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço de Pedro Juan Caballero (PY) sobre a Black Friday Fronteira 2022. Evento ocorre em Setembro na cidade paraguaia e em Ponta Porã (MS).

A edição 2022 será realizada entre os dias 8 e 11 de Setembro em Ponta Porã e, em Pedro Juan Caballero, entre 07 a 11 de Setembro. A coordenação estima que a ação deva levar ao menos 40 mil turistas às cidades fronteiriças entre Brasil e Paraguai. Ao todo, 150 lojas devem participar e estarão devidamente sinalizadas. 

Lançamento da ação foi realizado nesta terça-feira, 09 de Agosto, em Campo Grande, durante solenidade no Senac Turismo e Gastronomia, e conta com a parceria da ACEPP (Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã) e Fecomércio MS. 

Black Friday da Fronteira está de volta
(Foto: Luiz Alberto)

Em entrevista ao Diário Digital, Sr. Khalil afirmou que este ano há uma diversidade grande de produtos, com descontos de até 50%, área gastronômica e artesanatos. A expectativa é movimentar a economia dos dois países em US$ 30 milhões.

“Não estamos olhando só para o Brasil. Temos paraguaios, princialmente do interior, que fazem compra em Ponta Porã e brasileiros de diversos lugares que também vem fazer compras em Pedro Juan Caballero”, pontua o presidente.

A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, Fabricia Dias Prioste de Freitas, revelou, durante a cerimônia de lançamento, que as ações culturais com gastronomia, apresentações musicais e dança serão concentradas na rua Tiradentes. 

Black Friday da Fronteira está de volta
(Foto: Luiz Alberto)

Lançamento - O presidente da CICTS de Pedro Juan Caballero, também revelou, com exclusividade, o lançamento de um novo café na região da fronteira. O Café Martinez é um dos estabelecimentos mais conceituados da América do Sul, com grande diversificação de bebidas, salgados e doces.

A cafeteria fica localizada na avenida Dr. Frância, número 2330, em Pedro Juan Caballero (PY), na esquina do Studio Center Importados.

Black Friday da Fronteira está de volta
Filial em Buenos Aires, Argentina (Foto: Divulgação/ Redes Sociais)

Anúncio - O lançamento, na manhã desta terça-feira, contou com a presença do presidente do Sistema Comércio, Sesc, Senac e IPF-MS, Edison Araújo; do presidente da Câmara de Indústria, Comércio Turismo y Servicio de PJC, Khalil Mansour El Haje e da Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, Fabricia Dias Prioste de Freitas, além do diretor-superintendente em exercício do Sebrae, Tito Estanqueiro.

O presidente do Sistema Comércio ressalta a importância de apoiar a ação que se reverte em benefícios para toda a economia e também à população. “Ao mesmo tempo em que as pessoas podem acessar produtos com preços promocionais, toda a cadeia de comércio e serviços se favorece do grande fluxo de pessoas, movimentando a rede hoteleira, a gastronomia e assim por diante. Também ajuda o comerciante a ter fluxo de caixa  e  se a preparar para as vendas de final de ano”.

Tito Estanqueiro falou sobre a importância da parceria em prol da movimentação econômica na região de fronteira. "Apesar de serem dois países o propósito é o mesmo". Também falou sobre atuação do Sebrae e Senac na qualificação de gestão e mão de obra, respectivamente. O presidente da Faems destacou a importância de as cidades fronteiriças crescerem juntas. "Sou um eterno defensor de união".

Black Friday da Fronteira está de volta
(Foto: Divulgação)

Expectativas - Um dos comerciantes paraguaios que aderiram à Black Friday, Pedro Bondiman, dono da loja especializada em tecidos, Medina Center, afirma que o momento é importante para os vendedores, sendo uma oportunidade de renovar os estoques e desovar produtos com até 50% de desconto.

“Sempre participei da Black Friday. A primeira começou quando eu estava na presidência da Câmara de Comércio de Pedro Juan, em 2012. Vai ter uma variedade muito grande de produtos , inclusive com a participação do Shopping China”, diz Pedro.

“Estamos preparando um ambiente confortável para o turista”, finaliza o presidente, Sr. Khalil Mansour.

Black Friday da Fronteira está de volta
Comerciante Pedro Bondiman (Foto: Luiz Alberto)

SIGA-NOS NO Google News