• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Economia

Apicultor e técnico de campo de MS vencem premiação nacional da CNA

Prêmio avaliou 5 cadeias produtivas segundo critérios como aumento de renda, melhoria na qualidade de vida, sucessão familiar e outros

Sábado, 14 Dezembro de 2024 - 14:39 | Redação


Apicultor e técnico de campo de MS vencem premiação nacional da CNA
(Foto: Divulgação)

O produtor de Nova Andradina, Lupércio Braga Landim Junior, e o técnico de campo, Victor Okabe Gonçalvez, conquistaram,  o Prêmio ATeG 2024 – Gestão, Resultado que Alimenta, promovido pelo Sistema CNA/Senar. A dupla foi premiada na categoria Apicultura, da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS.

Lupércio, mais conhecido como Juca, é um exemplo de reinvenção. Natural de Inúbia Paulista (SP), formado em Educação Física e Técnico em Agropecuária, encontrou na apicultura uma paixão e uma nova fonte de renda após a aposentadoria. Desde 2018, ele e sua família se dedicam à atividade, que foi potencializada com o apoio do Senar/MS.

Com a assistência técnica especializada de Victor Okabe, Juca deu um salto em sua produção: melhorou o manejo com as abelhas, aumentou a produção, passou a comercializar seus produtos e transformou a apicultura em um negócio sustentável. Victor também foi reconhecido no prêmio pela dedicação no acompanhamento técnico, fundamental para os resultados alcançados.

“Nunca imaginei que as abelhas pudessem me proporcionar um prêmio desse. Meu recado aos produtores é que acreditem no potencial das abelhas e confiem na ATeG, porque são profissionais sérios, com muito a acrescentar para a apicultura estadual”, declarou Juca.

"É uma enorme satisfação observar como o esforço, a dedicação e o trabalho árduo na elaboração, planejamento e execução do projeto resultaram em conquistas tão significativas. Comparo esse processo ao cultivo de uma árvore: plantamos, adubamos, cuidamos e dedicamos nosso tempo, e, ao final, somos recompensados com frutos de excelência, por vezes até inesperados, como esta premiação nacional. Encerrar o ano com um reconhecimento desse porte é, sem dúvida, a sensação de dever cumprido", conta Victor.

O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, e o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, participaram da premiação e destacaram a relevância do reconhecimento. “Esse prêmio é o reflexo do trabalho dedicado que o Senar/MS realiza com os produtores rurais. Reconhecimentos como este mostram o impacto transformador da ATeG na vida das pessoas, gerando resultados econômicos, sociais e ambientais. Mato Grosso do Sul tem mostrado sua força no cenário nacional”, afirmou Bertoni.

Lucas Galvan reforçou o valor da premiação, destacando a inspiração que histórias como a de Juca e Victor trazem para outros produtores. “O prêmio simboliza a dedicação dos nossos produtores e a eficiência da assistência técnica oferecida pelo Senar/MS. Histórias como a deles reforçam nosso compromisso de levar tecnologia e conhecimento para o campo.”

Sobre o prêmio - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) reconheceu a dedicação e os resultados positivos de cinco produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com o Prêmio ATeG 2024, durante almoço na sede da entidade, em Brasília.

O prêmio ATeG 2024 avaliou propriedades das cadeias produtivas da agroindústria, apicultura, fruticultura, bovinocultura de leite  e olericultura, seguindo critérios como aumento de renda, melhoria na qualidade de vida, sucessão familiar e melhoria dos produtos comercializados.

Além do certificado, os premiados receberam equipamentos específicos para suas atividades e um ano de internet gratuita, com acesso às capacitações do SenarPlay e outros serviços digitais.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  rural  nacional  premio  famasul