
Francisco Gonçalves de Carvalho é médico veterinário há 42 anos e ativista da causa animal e meio ambiente. É também vereador por Campo Grande.
Pets nossos terapeutas
Ampliação do pertencimento dos animais de estimação às famílias tem sido chamada de família multi-espécie
Terça-feira, 01 Abril de 2025 - 08:50

Que lugar os pets têm ocupado em nossas relações hoje em dia? Que função ele tem tido em nossa casa? Há não muitos anos, o lugar deles era restrito ao quintal, ora soltos ora preso a correntes, tendo por alimento quirera (farelo de milho, também conhecido como fubá) ou sobras das refeições, e por tarefa cuidar da casa e, raramente, distrair alguém.
Hoje, recebem melhores alimentos (com refeições equilibradas para o desenvolvimento de cada espécie em sua faixa etária ou patologia), são acompanhados regularmente por veterinários, recebem cuidados estéticos e até socialmente já são amparados por legislações para evitar o stress (como fogos de artificio, por exemplo) e responsabilizar quem cometer maus-tratos.
A ampliação do pertencimento dos animais de estimação às famílias tem sido chamada de família multi-espécie. Nesse novo sistema, acontece, por exemplo, até de algumas pessoas se identificarem como “mãe ou pai de pet”. A adoção de pets como membros da família teve um aumento significativo com a chegada da pandemia da covid-19, devido ao isolamento social. Segundo pesquisa realizada pelas empresas DogHero e Petlove, 54% dos brasileiros adotaram um pet para companhia durante a pandemia. Nesse caso, os pets estariam a desempenhar função terapêutica?
Se considerarmos o termo terapia como o oferecimento de um tratamento específico e cuidados para a “cura” de algo, então eles podem ser considerados terapeutas. Cito como exemplo o trabalho da psiquiatra Nise da Silveira, que, em 1960, passou a utilizar cães e gatos para fortalecer vínculos afetivos e o senso de responsabilidade de pacientes internados em hospital psiquiátrico.
De acordo com estudo publicado em maio de 2020, no Journal of Veterinary Behavior, os pets são capazes de compreender os sentimentos dos donos e, inclusive, sentem se o tutor depende deles emocionalmente. De acordo com dados da Petplan, pessoas que possuem um animal de estimação são mais felizes. Eles ajudam na saúde mental, física, na imunidade, ajudam no tratamento de depressão e fazem com que os tutores se sintam mais seguros.
Então, os pets podem ser considerados terapeutas, pois promovem saúde e dão apoio a outros tratamentos, como, por exemplo, médico, psicológico, etc. Eles conseguem nos entender só com o olhar, transmitindo o amor divino depositado em cada um deles, sendo capazes não só de fazer companhia, mas de nos sentirmos amados. Nossos pets são nossos melhores amigos e fazem parte da nossa família.
Adote um animalzinho! Tenho certeza que você será muito feliz na companhia dele.