• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
Diário Influência
Diário Influência
Imagem

Angela Schafer

Comunicadora, apaixonada pela arte de contar histórias! Agora com a missão de compartilhar como a comunicação influencia nas relações pessoais e profissionais.

É possível ser impactante desde o primeiro encontro?

Bastam poucos segundos para que o outro faça uma leitura completa sobre você

Segunda-feira, 27 Maio de 2024 - 07:00


É possível ser impactante desde o primeiro encontro?

A resposta é sim. Aliás, o autor Nicholas Boothman afirma isso em seu livro “Como convencer alguém em 90 segundos”, inclusive indico a leitura. O livro fala sobre o poder de criar uma primeira impressão de impacto, capaz de vender sua ideia, serviço, ou mesmo suas intenções. 

Como Boothman, aprendi muito sobre isso ao longo da minha jornada enquanto comunicadora.  Em mais de 15 anos de estrada como repórter, contei milhares de histórias.

Sim, milhares (levando em consideração que são pelo menos duas pautas produzidas por dia, entre 5 e 7 dias na semana, dependendo das escalas de plantão, então sim, são milhares de histórias).  

Lembro-me de como era chegar na casa de alguém que havia passado, por exemplo, por um grande sofrimento ou tragédia: a minha abordagem era fundamental para definir o rumo da minha reportagem.  

Não porque eu queria a melhor entrevista (apenas), mas somente me conectando com aquela pessoa e demonstrando minhas intenções, eu poderia criar um sentimento de confiança e fazer com que ela se abrisse e ficasse à vontade para me contar sua história com emoção e veracidade. Iniciei com um exemplo extremo, porém algo que retrata bem o quanto a primeira abordagem é fundamental. 

Nesse primeiro encontro, você tem poucos segundos para que o outro faça uma leitura completa sobre você e decida se você é alguém em quem ele quer ou não confiar! Sabe aquela história do “meu santo bateu com o da Fulana”, ou o contrário, “meu santo não bateu com a Ciclana, de jeito nenhum”. 

Essa primeira impressão pode ser mudada, claro! Mas será que você terá uma segunda oportunidade? Todos os dias encontramos pessoas que provavelmente não veremos de novo, e mais, em uma oportunidade profissional por exemplo, se você não criar uma boa conexão e impactar positivamente o outro, você dançou! 

Tem regras bem básicas e técnicas simples para te ajudar nessa primeira abordagem, por isso sugiro que assista ao vídeo e não perca nenhum conteúdo do canal EU, COMUNICADORA no Youtube e nas redes sociais. Sempre tem dicas valiosas, práticas e simples para te ajudar a melhorar sua comunicação e claro, desbloquear sua melhor versão! 

Não tenha medo! Comunique-se!

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  encontro  comunicacao  sucesso  impacto