• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
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Angela Schafer

Comunicadora, apaixonada pela arte de contar histórias! Agora com a missão de compartilhar como a comunicação influencia nas relações pessoais e profissionais.

Comunicação não é excesso! É acerto!

As emoções têm efeito instantâneo em nossas reações; aprenda a controlar

Segunda-feira, 04 Dezembro de 2023 - 07:00


Comunicação não é excesso! É acerto!
(Foto: Divulgação)

"Eu não vou responder... eu não vou responder"...

“EU SO ACHO ENGRAÇADO QUE...”

Aí pronto: vem uma avalanche de palavras que provavelmente você vai se arrepender de ter deixado escapar.

Quem nunca passou por um momento assim, que atire a primeira pedra! As emoções têm efeito instantâneo em nossas reações. E se quiser controlar as consequências negativas que elas têm no seu dia-a-dia é bom começar a treinar isso já, começando pela comunicação! A boa notícia é que é totalmente possível!

Meu amigo, COMUNICAÇÃO NÃO É EXCESSO! É ACERTO!

Não é incomum que a melhor resposta às vezes nem seja dita, (sim, o silêncio também comunica). Mas além disso, é o saber COMO e QUANDO falar.

É inteligente ter tempo de pensar.

As emoções não são boas aliadas para uma boa comunicação, especialmente as emoções negativas como raiva, estresse, angústia!

Para, respira, pense e depois comunique.

A comunicação no calor da emoção pode te fazer errar, cometer uma injustiça ou até mesmo tirar a sua credibilidade.

Lembra que o objetivo aqui é melhorar as suas relações, desde o cotidiano até o seu ambiente profissional? 

Então! Eu te desafio a se conhecer melhor.

Conhecendo a sua postura, o próximo passo é estudar e entender o seu ambiente.

“Mas, Angela, eu sou muito sincero ou explosivo! Não consigo me segurar, quando vi, já falei!”

Que bom que você reconheceu um ponto que você precisa melhorar:

Se você já sabe que é uma pessoa imediatista, explosiva e fala sem pensar na maioria das vezes, parabéns, você já tem um ponto de partida para melhorar.

Você com certeza precisa daqueles segundos que eu citei para pensar, respirar e se expressar melhor.

Próximo passo: Saber quando e como falar.

Não adianta esperar, se for para fazer igual você faria no calor da emoção! Esse tempo vai te fazer refletir e, provavelmente, vai melhorar os seus argumentos.

Na sua posição de fala, é você quem tem que dominar a cena.

Por isso a dica fundamental aqui é: para passar segurança na sua fala você precisa olhar nos olhos do outro, fale no tom apropriado para o ambiente e para a situação.

E lembre-se que muitas vezes, o silêncio também é resposta, especialmente numa discussão.

Se você não tem algo tão agradável assim para dizer, pode ter certeza que o silêncio vai, inclusive, te ajudar.

Deixa eu te dar um exemplo: Quer irritar de verdade alguém que quer tirar sua paz? Não responda.

Deixe ela falar sozinha. Só responda se você tiver um argumento melhor que o dela. Mas tenha certeza disso!!

Mas, e para quem ocupa uma posição de liderança? Precisa comunicar uma mensagem para um equipe por exemplo?

Mesma regra:

COMUNICAÇÃO NÃO É EXCESSO! É ACERTO!

Seja claro, olhe nos olhos da sua equipe, fale no tom adequado para o ambiente, se tiver críticas a fazer, combine elas com algum ponto positivo que você também pode colocar nesse diálogo.

Não seja um líder opressor, muitas vezes você vai precisar ser duro, mas você também pode elencar pontos positivos ou sugestões de melhorias para enriquecer a sua fala e isso com certeza vai melhorar como esse time te vê.

Vamos combinar um negócio aqui? Entre a gente?

A próxima vez que surgir o famoso: “EU SÓ ACHO ENGRAÇADO QUE...”

Você vai lembrar que sua postura pode ser melhor!!

Vai lá! É por você!

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