Cultura
Adriana Calcanhotto é presença confirmada na 35ª Noite da Poesia da Capital
Diferente de um show, o encontro com Adriana Calcanhotto será em forma de bate papo
Segunda-feira, 09 Outubro de 2023 - 16:01 | Redação
Conhecida pelo seu vasto legado na cena musical, a artista Adriana Calcanhotto chega a Campo Grande para mostrar outra faceta criativa desenvolvida ao longo de sua carreira: a literatura e a sua relação com a poesia. E quem promove esse encontro cultural é a 35ª Noite da Poesia que será realizada hoje (9), às 19h, no Teatro Glauce Rocha. Entrada gratuita.
A Noite da Poesia é uma realização da UBE MS em parceria com a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande), instituição vinculada à Prefeitura Municipal de Campo Grande, com apoio da MKT Produções.
“Adriana Calcanhotto é uma poeta, vejo suas composições como poesia adaptada para canções. Percebe-se um refinamento criativo muito próximo da elaboração de um poema. Há de se ter um conhecimento de literatura, tanto para compor como para ouvir. Claro que nas canções consideramos também a interpretação e creio que esse fator é um atrativo para os fãs, mas a sua potência poética é semelhante a do poema, capaz de consagrar princípios inovadores, inclusive”, enfatiza a presidente da União Brasileira de Escritores do MS, Lucilene Machado.
Diferente de um show, o encontro com Adriana Calcanhotto será em forma de bate papo para o público conhecer mais sobre a relação da artista com a literatura e a influência da palavra no seu trabalho artístico. Uma oportunidade para escritores e leitores mergulharem na trajetória poética dessa artista que tem trabalhos editoriais para diferentes faixas etárias e com ligações com escritores consagrados como Ferreira Gullar e Vinicius de Moraes.
“O evento é sempre a manifestação do nosso tempo. Sobre o que estamos falando? As palavras do poeta são também as palavras do povo. São suas e são de outros. O poema é um tecido de palavras perfeitamente datadas, um ato original do qual a história coletiva ou individual poderá se beneficiar, é uma condição de existência”, lembra Lucilene sobre a importância do evento que chega a sua 35ª edição.
Vertente literária - No universo infantil, uma das obras de destaque de Calcanhotto é o livro “Antologia Ilustrada da Palavra Brasileira”, em que ela organizou uma seleção e fez ilustrações para 48 poemas, que vão de Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, até poemas de Olavo Bilac, Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado.
E engana-se quem acredita que essa é a única obra da artista dedicada às crianças. Em 2004, ela lançou o disco “Adriana Partimpim”, apelido dado pelo pai quando pequena e que a artista adotou para lançar 10 canções em uma roupagem mais juvenil. Projeto esse que rendeu a ela o Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum Infantil.
Quanto a escolha da sua assinatura como um heterônimo foi algo inspirado na tradição criativa e reconhecida de nomes consagrados como o escritor português Fernando Pessoa e do músico britânico Matthew Herbert.
Já direcionado ao público adulto, amante da literatura, Calcanhotto tem várias produções, dentre elas o livro “ É Agora Como Nunca: Antologia Incompleta da Poesia Contemporânea Brasileira”. Obra que ao invés de focar na herança poética de nomes consagrados, buscou dar destaque a nova safra de talentos na poesia. Por isso, reuniu nomes como Gregório Duvivier e Alice Sant’Anna.
Tamanho talento em conciliar arte brasileira tradicional e contemporânea em seu repertório, levou a artista para o além-mar a fim de atuar como professora convidada na Faculdade de Coimbra (Portugal). Instituição onde começou a lecionar sobre composições musicais, em 2017, além de cursar Arqueologia. Experiências que a artista compartilha com seus fãs por meio da sua criação musical, literária e em eventos com bate papos poéticos.
Em se tratando de conversa, esse também é um campo bem familiar à artista não só pelos shows e, mais recentemente, pela vida acadêmica como também pelo fato de que, em 2014, Calcanhotto encarou um novo desafio: ser apresentadora de TV. Naquele ano, ela conduziu o programa “Poesia em Movimento” onde trouxe artistas consagrados como Arnaldo Antunes e Antônio Cícero para falar de poesia não como elemento de produção artística, mas, como protagonista de suas obras.
Premiações - Na 35ª Noite da Poesia, além do talk show com Adriana Calcanhotto também haverá premiação dos melhores poemas inscritos nas categorias de autores nacionais e sul-mato-grossenses. Os prêmios chegam até R$ 5 mil.
“Não creio que o mais importante seja o prêmio em dinheiro, isso também é importante, o poeta tem as mesmas necessidades que todas as pessoas, mas sim promover esse ‘fazer poesia’, promover essa experimentação. O poema, que é um ser de palavras, vai além das palavras, vai além da história, não se esgota em seu sentido e simultaneamente é uma expressão social, é uma manifestação histórica, como diz o escritor mexicano Otávio Paz: o poema é poesia e, também, outra coisa”, pontua a escritora e presidente da UBE.
Informações pelas redes sociais Instagram e Facebook (@ube.ms) e (@mktproduções).
Lucilene Machado - UBE MS - Doutora em Teoria da Literatura pela Unesp, com estágio na Universidade Complutense de Madrid/Espanha; mestra em Estudos Literários e Culturais/UFMS; graduada em Letras/Espanhol e inglês. Recebeu, entre outros, o II Prêmio Internacional “Gaetano Scardocchia” na Itália, em 2009, e o Prêmio Nacional Guavira em 2014. Finalista no Prêmio Internacional Oceanos/2022. Professora na UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde exerce a função de Relações Internacionais e, atualmente, é a presidente da União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul (UBE/MS). Tem 10 livros publicados por editoras diversas.
Serviço:
35ª Noite da Poesia em Campo Grande
Data: segunda-feira (9 de outubro)
Horário: 19h
Local: Teatro Glauce Rocha
Entrada gratuita
Últimas Notícias
- Tragédia - 07:20 “Agradeci a Deus pelo tempo que fiquei com ele”, diz pai que perdeu filho em acidente
- Comunicação - 07:00 Que ano, meus amigos, que ano!
- Corumbá - 18:12 Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
- Auxílio - 17:54 Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família
- Oportunidades - 17:10 Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas
- Meio Ambiente - 16:47 Projeto cria política nacional de proteção de rios
- Natal - 16:12 Natal de Amor e Solidariedade no Humap-UFMS
- Fim de ano - 15:53 Programação Férias no Prosa traz diversão e cultura para as crianças
- Idade avançada - 15:11 Animais idosos precisam de atenção redobrada dos tutores, diz veterinária
- Bancos - 14:52 Senado aprova ampliação de prazo para bancos compensarem perdas tributárias