• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Ajuda Meu Negócio

Casal abre lavanderia automatizada que controla por celular

Na Sem Varal, roupas saem das máquinas bem limpas, macias e cheirosas

Segunda-feira, 17 Abril de 2023 - 07:23 | Redação


Casal abre lavanderia automatizada que controla por celular
João Paulo e Gislaine na Sem Varal negócio de casal automatizado (Foto: Bruno Barros)

Um negócio que facilita a vida das pessoas e é automatizado a ponto de ser controlado pelo telefone celular. Esta é a Sem Varal, a lavanderia do casal Gislaine e João Paulo, os pequenos empresários que, nos fins de ano, se transfiguram nos personagens mais conhecidos do Natal, Papai e Mamãe Noel.

A ideia de abrir uma lavanderia surgiu em função de uma necessidade doméstica do casal. Devido a problemas na coluna, Gislaine não podia fazer tarefas do lar que exigissem muito esforço. Dessa forma, ela passou a recorrer a lavanderias para lavar as roupas da família.

Foi nessa fase que surgiu o interesse pelo negócio de lavagem de roupas. Nas pesquisas, o casal se encantou com o modelo de lavanderia próximo ao americano, no estilo self-service. Assim, encomendou as máquinas -- fabricadas no exterior --, escolheu um ponto e abriu o negócio em Março de 2022.

Casal controla negócio pelo celular
Máquinas fabricadas no exterior garantem eficiência e baixo uso de recursos naturais (Foto: Bruno Barros)

A Sem Varal fica localizada na Rua Assunção, na Vila Morumbi e funciona de segunda a segunda, das 5h às 23h – horário que aliás pode ser flexibilizado ao gosto de fregueses mais cativos.  

“Tenho uma cliente que me pede para esperar porque ela sai tarde do trabalho. Eu faço isso. Libero o funcionamento à distância mesmo. Assim, ela pode levar as roupas durante a madrugada”, conta Gislaine.

Essa é uma facilidade do negócio. O casal controla tudo à distância. Abre e tranca as portas, liga e desliga iluminação e aparelhos eletrônicos, como TV e ar condicionado, entre outros, tudo com toques no telefone celular. O estabelecimento é monitorado por câmeras, o que permite aos donos verem o movimento na lavanderia também pelo telefone.

Casal controla negócio pelo celular
Negócio é completamente automatizado (Foto: Bruno Barros)

A história de empreendedorismo do casal chamou atenção da TVMS Record (canal 11.). A dupla foi contemplada com participação de publicidade no quadro Ajuda Meu Negócio. Assista aqui.

Autosserviço – Dentro da lavanderia, o cliente é autossuficiente. Ele próprio coloca as roupas para levar e secar. As maquinas têm painéis explicativos para o acionamento. Tudo simples. As paredes também estão tomadas por cartazes explicativos de como funciona a lavanderia.

Para as máquinas começarem a lavar ou secar é preciso antes pagar pelo serviço com cartão de débito ou crédito. São R$ 20 por lavagem (de um cesto cheio de roupas) e R$ 20 por secagem. O próprio cliente coloca o cartão na maquininha e paga -- em breve, haverá também opção de pagamento via QR Code.

Casal controla negócio pelo celular
Para as máquinas começarem a lavar ou secar, o cliente deve pagar pelo serviço antes com cartão de débito ou crédito (Foto: Bruno Barros)

Na sequência, já pode acionar a máquina que ela começará o serviço. A lavagem demora cerca de 36 minutos e a secagem por volta dos 45 minutos. A roupa sai macia e cheirosa da máquina.

“Nós usamos desinfetante hospitalar, sabão em pó e amaciante concentrados de linhas industriais. Todos de boas marcas. Então a roupa sai realmente muito bem lavada”, explica Gislaine. A Sem Varal é para qualquer tipo de roupa, jeans, roupas finas, toalhas, lençóis e outros. Roupas íntimas também podem ser colocadas nas máquinas e sairão adequadamente limpas.

Para João Paulo, o negócio é motivo de orgulho por oferecer um serviço rápido e de qualidade, mas também por ajudar o meio-ambiente. 

Casal controla negócio pelo celular
Máquinas poupam recursos naturais, explica João Paulo (Foto: Bruno Barros)

“Aqui em cada lavada usamos cerca de 40 litros de água, a metade do que normalmente as pessoas gastam em casa. O uso dos produtos também é minimizado, pois processo é eficiente. Ou seja, protegemos o maio ambiente ao gastar menos recursos naturais”, enaltece João Paulo, cujo ofício original é ser professor de Geografia que ele, aliás, não abandona.

Assim, ele se divide entre as tarefas de empresário e a sala de aula. Nesse ritmo, o casal, usando inteligência e tecnologia, conseguiu levar a Sem Varal ao seu primeiro ano de funcionamento atendendo dezenas de clientes por dia.

A experiência profissional de Gislaine é fundamental no negócio. Ela é formada em Relações Públicas, mas chefiou lavanderias de unidades hospitalares como Proncor e El Kadri, além de passagem pelo mesmo setor no frigorífico JBS.

Casal controla negócio pelo celular
Experiência de Gislaine é fundamental no negócio (Foto: Bruno Barros)

Casal se reencontrou após 10 anos -  A história de Gislaine e João Paulo começou na juventude dos dois, quando namoraram por um tempo, e teve uma pausa de 10 anos. Eles se reencontraram em meados de 2003 enquanto caminhavam pela Rua Dom Aquino, no Centro de Campo Grande.

“Eu me lembro de ter dito: nossa não acredito que é você”, relembra Gislaine. Voltaram a se relacionar e casaram-se em 2007 e hoje têm dois filhos. “Sempre falávamos que queríamos um casal, e tivemos mesmo”, conta João Paulo.

Casal controla negócio pelo celular
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Gislaine e João Paulo seguem unidos também em outro ofício. No final do ano, eles viram Papai e Mamãe Noel e estão disponíveis para festas, eventos e sessões de fotos. 

Serviço -  A Sem Varal fica localizada na Rua Assunção, 1542, Vila Morumbi- Campo Grande. O horário de funcionamento é das 5h às 23h. O contato é o (67) 9 9199-7012. Já para contactar o casal para festas de Natal o contato é (67) 99239-1742.

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News